A 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Rio de Janeiro, promovida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), no campus da Fiocruz, reuniu 181 práticas de saúde, das quais 24 se apresentaram presencialmente, reforçando o compromisso com a valorização das iniciativas locais no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Das 24 experiências exitosas do SUS fluminense, 18 garantiram vaga na 20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, que ocorrerá em junho, em Belo Horizonte (MG), durante o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Esta edição da mostra também marcou a estreia do Prêmio Suely Osório, concedido às três primeiras colocadas.
A premiação inclui acompanhamento técnico da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS por 12 meses, produção de vídeo e publicação de livro sobre as práticas. Confira abaixo as três primeiras colocadas:
1° lugar: Saúde e resiliência: a experiência de Angra dos Reis na reparação, manejo e recuperação de desastres – Angra dos Reis
2° lugar: Linha de atenção oncológica de Volta Redonda: otimizando o diagnóstico do câncer – Volta Redonda
3° lugar: O PMAE na Região Noroeste – qualificação do diagnóstico e garantia de acesso ao cuidado integral – Itaperuna