No próximo dia 7 de maio, acontece uma nova sessão colaborativa do PROCC, com apresentação conduzida pela coordenadora de comunicação do projeto Mosqlimate, pesquisadora da iniciativa e doutoranda pela Ensp, Iasmim Ferreira de Almeida. Ela apresenta a sessão intitulada "Dengue e chikungunya nos municípios brasileiros: padrões de transmissão e seus determinantes, 2010-2024."
Iasmin analisa a expansão da chikungunya desde 2014, bem como as mudanças nos padrões de transmissão da dengue entre 2010 e 2024. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) combinados a informações ambientais e sociais, no estudo, ela identifica padrões distintos de transmissão da dengue no país, além de apontar um deslocamento dos casos em direção ao Sul, dentro do contexto de aumento das temperaturas.
Além disso, a pesquisadora apresenta uma proposta de novo índice para avaliar a disseminação de chikungunya e explica que fatores como clima, tamanho populacional e histórico epidemiológico influenciam casos de arboviroses no Brasil. O evento é online, com transmissão pelo Zoom, sem necessidade de inscrição.
As sessões colaborativas do PROCC são organizadas pelo Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), em parceria com a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC).
Serviço
Nome: Dengue e chikungunya nos municípios brasileiros: padrões de transmissão e seus determinantes, 2010-2024
Data: 7 de maio de 2025
Horário: 12h30
Local: Zoom
Palestrante: Iasmim Ferreira de Almeida – Mosqlimate / Ensp-Fiocruz
Idioma: Português
Link de acesso: https://tinyurl.com/bdemcaz7