A Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) recebeu na quinta-feira (30) o novo diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (DEMSP/SVSA/MS), Edenilo Barreira para apresentação de iniciativas da Fiocruz em Pesquisa, como a rede Fio-Alerta. A rede Fio-Alerta consiste no uso da epidemiologia baseada em águas residuais como ferramenta de alerta precoce para epidemias e pandemias.
Acompanharam a visita Carlos Frank, assessor técnico do DEMSP, e os responsáveis técnicos do Fio-Alerta Renan Faustino, Kayo Bianco e Monica Arruda.
O grupo visitou o Laboratório de Microorganismos de Referência no Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS) que atua em conjunto com o Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) no processamento, distribuição e detecção molecular de patógenos de interesse a saúde pública. O diretor também visitou o Laboratório de Diagnóstico Molecular de Bio-manguinhos (LAMOL), onde estão sendo desenvolvidas as plataformas tecnológicas do projeto. Por fim, foram discutidos os editais Inova e o desenvolvimento das análises matemáticas gerados pela Fio-Alerta com o Dr. Oswaldo Cruz.