CQuali Lança Guias de Boas Práticas de Gestão

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David Barbosa (CCS)
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Os guias podem ser baixados de forma gratuita na Arca Fiocruz e na plataforma Educare. Foto: Divulgação

A Coordenação da Qualidade da Fiocruz (Cquali) lançou dois Guias de Boas Práticas de Gestão, sobre os temas Ética na Gestão Pública e Ferramentas de Gestão. Os manuais podem ser baixados gratuitamente no repositório Arca e na plataforma Educare, e visam disseminar princípios, ações e tecnologias úteis para melhorar a eficiência dos processos de trabalho na Fundação. 

O primeiro guia, Ética na Gestão Pública, lista condutas que devem ser adotadas no cotidiano de trabalho e orienta sobre o que fazer diante de dilemas éticos. O material foi desenvolvido pela analista de Gestão em Qualidade Elisabeth Modena, mestre em Sociedade, Ética e Direitos Humanos pela Universidade de Estrasburgo, na França. No texto, Elisabeth traça um histórico do conceito de ética desde a Filosofia Clássica, apresenta estudos de casos e discute o tema à luz do Código do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, documento que deve orientar a atuação de todos as pessoas da Fiocruz. 

“A Fiocruz não tem um Código de Ética próprio. O Código do Servidor serve para todos da instituição, servidores ou não. Todos somos agentes públicos”, explica. “A ética da Fiocruz está estabelecida nos valores institucionais: devemos prezar pela transparência, trabalhar pelo bem da sociedade brasileira, sem discriminar ninguém, entre outros princípios. A ética é uma exigência moral consigo mesmo e a instituição espera isso de seus trabalhadores” 

Elisabeth, que já ministrou vários cursos sobre o tema na Fundação, destaca que a ética precisa ser constantemente aperfeiçoada, a fim de se criar um ambiente profissional cada vez mais adequado. “A nossa ética está sempre em construção. As crianças não nascem éticas, elas vão sendo formadas”, lembra. “Todos ganham muito com um ambiente ético. Se há conflitos no trabalho, abusos de poder e discriminações, por exemplo, a saúde do trabalhador acaba prejudicada.”  

Manual apresenta instrumentos úteis para o dia a dia

O segundo guia, Ferramentas de Gestão, traz métodos de planejamento estratégico, análise e solução de problemas que podem ser utilizados em diversos processos de trabalho da Fiocruz. O manual ensina o passo a passo de um brainstorming eficiente, por exemplo, e explora técnicas como a Análise dos 5-por quês? e a Matriz Swot, voltadas, respectivamente, à identificação de problemas e à análise de oportunidades e riscos. 

Elaborado pela analista de Gestão em Qualidade Ana Claudia Lima, o material também mostra como combinar as diferentes ferramentas para atingir os objetivos da equipe. “Existem inúmeras técnicas, mas escolhemos aquelas que estivessem relacionadas ao contexto da gestão pública e pudessem ser aplicadas em toda a Fiocruz, não só na área de gestão. O objetivo é facilitar o nosso trabalho. São recursos práticos, de simples utilização, que podem ser adaptados para atender necessidades específicas”, explica Ana. 

A pesquisa para o guia, realizada ao longo de um ano, incluiu consultas a fontes bibliográficas e levantamentos de técnicas que já são utilizadas pelo Governo Federal. A autora ressalta que as ferramentas escolhidas não só ajudam a otimizar o tempo das equipes, mas também trazem outros benefícios. “O uso dessas ferramentas promove sinergia entre a equipe e incentiva a colaboração com outras áreas”, enfatiza Ana. “Os trabalhadores também passam a conhecer melhor os processos em que atuam.” 

Para Renata Souza, coordenadora da Qualidade da Fiocruz e responsável pela revisão dos guias, a expectativa é que os materiais contribuam para o aperfeiçoamento das práticas de gestão na instituição. “Esses guias podem ajudar o gestor na tomada de decisões. Temos a expectativa de produzir outros materiais semelhantes com esse mesmo objetivo, também com uma pegada prática, não apenas documentos puramente teóricos.”