Cogepe Publica Nota Técnica Para Promover Alimentação Saudável

Por
Marcelle Martins (Cogepe)
Publicado em
Compartilhar:
X

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje (16/10), a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) publica Nota Técnica com diretrizes que reforça o compromisso da Fiocruz com a promoção de uma alimentação adequada e saudável nos eventos e ambientes alimentares da instituição. O documento foi elaborado pela equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST/Cogepe) e tem como objetivo integrar saúde, sustentabilidade e inclusão nas práticas alimentares. A Nota Técnica está disponível no Arca Fiocruz.

A liderança do Nasa, Wanessa Natividade Marinho, explica que a nota não só promove hábitos alimentares saudáveis, mas também reforça o respeito à cultura alimentar local e a necessidade de incluir opções que atendam a todas as necessidades nutricionais dos trabalhadores. “Por meio desse documento convidamos todos e todas a refletirem sobre a transição alimentar que estamos fomentando: que valoriza a agricultura familiar, alimentos agroecológicos e práticas que caminham junto com as teses de saúde e sustentabilidade da Fiocruz”, apontou.

Entre as recomendações, destaca-se a oferta de alimentos in natura e minimamente processados em eventos como coffee breaks, almoços e coquetéis. Também é incentivado o uso de ingredientes provenientes da produção local e agroecológica, com atenção especial para a sustentabilidade e a segurança alimentar.

O documento orienta, também, que alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gorduras, sejam evitados. Para garantir a transparência e a segurança alimentar, os itens servidos em eventos devem conter rótulos claros com informações sobre os ingredientes e possíveis alergênicos.

“Nosso objetivo é integrar essas orientações às práticas já existentes e fortalecer a coerência com as teses da Fiocruz, que valorizam a promoção da saúde, a equidade e a sustentabilidade. Ao adotar essas diretrizes, reforçamos nosso compromisso com a saúde coletiva, a justiça social e a preservação ambiental, pilares centrais da missão da instituição”, concluiu Wanessa.

Foto: Rodrigo Méxas/ Fiocruz Imagens