1. O que muda para os funcionários da Fiocruz com a inclusão dos trabalhadores da saúde como grupo prioritário no calendário de vacinação da prefeitura do Rio de Janeiro?
Com a ampliação do conceito – de profissionais para trabalhadores da saúde –, entende-se que todos os funcionários e colaboradores da Fiocruz, incluindo servidores terceirizados, prestadores de serviço, bolsistas e estagiários, se enquadram no novo perfil contemplado e poderão ser imunizados em suas respectivas faixas etárias.
2. Como comprovar o vínculo com a instituição para se vacinar nos postos do SUS?
Os servidores da Fiocruz podem comprovar a vinculação apresentando crachá ou contracheque. Contudo, devem se atentar às demais regras aplicadas por cada município. Para os terceirizados, bolsistas e estagiários será concedida uma declaração comprobatória de vínculo com a instituição que deverá ser apresentada juntamente com o restante da documentação solicitada nos postos de vacinação da rede municipal do Rio ou de seus respectivos domicílios, seguindo sempre os critérios locais.
3. Como os terceirizados, bolsistas e estagiários podem obter essa declaração?
A declaração deve ser solicitada junto ao Serviço de Gestão de Pessoas (SGP) de sua unidade, por e-mail ou telefone e será enviada em formato eletrônico.
4. A Fiocruz fará campanha interna de vacinação no Rio de Janeiro?
O Núcleo de Saúde do Trabalhador da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) passará a acompanhar o calendário municipal para trabalhadores da saúde a partir da próxima segunda-feira (26), seguindo a faixa etária determinada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
5. Onde ocorrerá a campanha do Nust/CST, na Fiocruz?
No campus Manguinhos a campanha acontecerá no pátio coberto da Asfoc-SN (Estação Asfoc). O acesso ocorrerá pela parte externa do prédio, por meio da rampa localizada atrás da sede.
6. Haverá campanha em outros locais ou unidades regionais?
Bio-Manguinhos, Farmanguinhos, IFF e INI vacinarão seus trabalhadores nas próprias unidades, de acordo com seus comunicados internos. Em relação às unidades regionais, segundo informe da Mesa de Negociação da Fiocruz, ficou acertado que a Fundação articulará junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde alternativas para a vacinação ampla dos trabalhadores.
7. Quantas doses serão aplicadas por dia, pelo Nust? Haverá distribuição de senhas?
Neste primeiro momento, serão aplicadas 160 doses diariamente. A partir de 10/5, é preciso agendar a vacinação pelo endereço https://vacina-fiocruz.web.app. Serão aplicadas vacinas das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, no pátio da Asfoc-SN (Estação Asfoc-SN), e não haverá mais distribuídas senhas no local, como nas duas primeiras semanas.
8. Posso me vacinar na Fiocruz fora da data prevista para a minha idade?
Não. Pedimos atenção especial ao calendário de idades informado previamente, pois apenas trabalhadores daquela faixa se imunizarão nas datas determinadas. A princípio, serão destinados dois dias de vacinação para cada idade e não haverá divisão por gênero.
9. Eu tive Covid-19 recentemente, posso me vacinar na Fiocruz?
Os trabalhadores que tiverem contraído a Covid-19 com menos de 30 dias não poderão se vacinar no calendário da instituição. A contagem deve ser feita a partir do primeiro dia de sintomas ou. se não houve sintomas, pela data do resultado positivo.
10. Grávidas e puérperas podem se vacinar?
Sim, grávidas e lactantes não precisam mais aguardar a idade. Basta acessarem o sistema e informarem sua condição no dia da vacinação. As grávidas, entretanto, precisam apresentar um encaminhamento do ou da obstetra e assinará um termo de responsabilidade.
11. Tomei uma vacina do Programa Nacional de Imunização (PNI), como a da gripe, posso me vacinar contra a Covid-19 na Fiocruz?
Pessoas que tenham se imunizado com qualquer vacina do PNI em até 14 dias não poderão se vacinar no calendário da instituição.
12. Quais serão as faixas etárias e datas abrangidas pelo Nust/CST, conforme calendário de vacinação da Prefeitura do Rio para os trabalhadores da saúde?
Acompanhe a escala de vacinação para servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários:
Calendário de imunização de 10 a 14 de maio
10/5 (segunda-feira): 50, 49 e 48 anos
11/5 (terça-feira): 49, 48 e 47 anos
12/5 (quarta-feira): 47, 46 e 45 anos
13/5 (quinta-feira): 46, 45 e 44 anos
14/5 (sexta-feira): 44, 43 e 42 anos
Calendário de 3 a 7 de maio
3 e 4/5 (segunda e terça-feira): 54, 53 e 52 anos de idade;
5 e 6/5 (quarta e quinta-feira): 53, 52 e 51 anos de idade;
7/5 (sexta-feira): 50 anos de idade ou mais.
Calendário de 26 a 40/4
26/4 (segunda-feira): 59 anos de idade
27/4 (terça-feira): 59 anos de idade
28/4 (quarta-feira): 58 anos de idade
29/4 (quinta-feira): 58 anos de idade
30/4 (sexta-feira): 57 anos de idade
13. Minha idade não está contemplada nessa listagem inicial, não poderei me vacinar?
Quem não foi contemplado nesta fase, deverá aguardar o avanço do calendário de vacinação ou buscar a rede municipal de saúde do Rio de Janeiro ou de sua cidade de domicílio, observando cada calendário praticado localmente.
14. Caso minha dúvida não tenha sido contemplada nesse documento, a quem posso recorrer?
Entre em contato com o SGP de sua unidade ou mande mensagem para o Cogepe Atende, pelo e-mail: cogepeatende@fiocruz.br.
Data da última atualização: 10/05/2021