Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (PPGVS/INCQS/Fiocruz), Esdras Barbosa Garcia irá ministrar a palestra O uso de testes comportamentais em pesquisas científicas como ferramenta para investigação toxicológica. O evento acontecerá no dia 6 de junho, às 14h, no auditório do Instituto (Av. Brasil, 4365, em frente à creche).
Em sua apresentação, Garcia discorrerá sobre a identificação das substâncias que causaram ou contribuíram para um efeito tóxico, utilizando como ferramenta o histórico do caso e os padrões comportamentais, somado as análises toxicológicas e à interpretação dos resultados das análises. Abordará questões como neurotoxidade e alterações neurocomportamentais, dentre outras. A palestra integra a disciplina Seminários Avançados I, do PPGVS/INCQS.
O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.
Sobre o palestrante
Esdras é trabalhador terceirizado do INCQS lotado no Serviço de Animais de Laboratório do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT). Além disto, lecionou Farmacologia para alunos do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) como Professor Estagiário.
Graduado em Farmácia como bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni), modalidade bacharelado, pelo Centro Universitário Plínio Leite/UNIPLI (2008 - 2012). Como Bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq atuou na área de Toxicologia Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Ensp/Fiocruz principalmente nos seguintes temas: neurotoxidade, desregulação tireoideana e segurança de fármacos (2009 - 2012). Mestrado em Ciências pelo PPGVS atuando principalmente com desregulação tireoideana e alterações neurocomportamentais induzidas pelo filtro solar Octil Metoxi Cinamato (OMC) em ratos (2013 - 2015). Doutorado em Ciências pelo PPGVS (2015 - 2019) investigando a exposição pós-natal ao filtro solar OMC e seus efeitos sobre o sistema neuro-imune-endócrino de roedores.