Câmara Técnica de Educação discute gestão e abertura de dados para pesquisa

Por
Por: Comunicação GTCA
Publicado em
Compartilhar:
X

Os membros da Câmara Técnica de Educação protagonizaram um debate produtivo sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados durante reunião que contou com a presença do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA), no dia 17 de outubro. Dúvidas e sugestões deram o tom da discussão, que considerou os desafios específicos da área para uma futura implementação de diretrizes institucionais. 

Segundo os participantes, engajar o público dos cursos de pós-graduação é estratégico para o debate da Ciência Aberta na Fiocruz na medida em que é o espaço de formação de futuros pesquisadores que, muitas vezes, são um importante propulsor de inovações e mudanças entre profissionais mais experientes, favorecendo mudanças de cultura. Ainda nesta linha, foi sugerida a inclusão de projetos piloto, previstos no processo de implementação de diretrizes institucionais, em atividades de educação.

Os participantes também solicitaram a realização de oficinas presenciais como forma de complementar o Programa de Formação Modular em Ciência Aberta, que será lançado ainda este ano, fruto de uma parceria entre a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), a Escola Corporativa e o Campus Virtual Fiocruz.