O 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (1º Enesf) será realizado de 13 a 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Estadual de Saúde do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, entre outras instituições. Confira a transmissão online.
Os três dias de atividades serão marcados por um conjunto de eventos que tem como principal objetivo promover a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, as instituições de ensino técnico e superior e membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais) sobre o atual estágio do desenvolvimento, resultados e desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o SUS no Brasil.
O encontro também será um espaço para os trabalhadores se posicionarem frente à política de austeridade imposta pela Emenda Constitucional 95/2016, que congela os recursos para saúde por vinte anos, inviabilizando a atenção universal e integral à uma população que envelhece rapidamente.
O 1º Enesf reunirá 5.367 participantes que dialogarão sobre 1.316 pesquisas e experiências de trabalho desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nordeste do Brasil. Por dia, serão cerca de 480 apresentações simultâneas, além das mostras, seminários e palestras.
Na organização da iniciativa estão ainda a Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Saiba mais
Em 2018, o Ceará tem importantes marcos históricos a comemorar no campo da saúde pública - 31 anos da institucionalização dos agentes comunitários de saúde, 28 anos do início do processo de municipalização da gestão em saúde - que concretizou a implantação do SUS, mesmo que parcialmente -, 25 anos da criação da Escola de Saúde Pública do Ceará e 24 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Ainda se celebra este mês a inauguração da Fiocruz no Ceará. A criação da unidade no estado foi decidida há 10 anos, em um acordo técnico-político dos governos do Brasil e do Ceará, que definiu a implantação do Pólo Industrial e Tecnológico da Saúde do Eusébio-CE, onde a Fiocruz estará sediada.
Passados trinta anos da institucionalização do Programa Agentes Comunitários de Saúde Pacs, a ESF, no Brasil, abrange 48.605 equipes e 270.867 ACS. No Ceará, tem-se 2.458 equipes e 14.788 ACS, estando presente em 97,5% dos municípios brasileiros e atendendo cerca de 146 milhões de pessoas, 70,2% da população, segundo os dados do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
Confira a programação.