Já estão publicados os editais de seleção para o mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) para o processo seletivo de 2015. As inscrições terão início em 30 de março e vão até 27 de abril.
O PPGBIOS é um programa em associação ampla entre a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense. Ao todo serão oferecidas 15 e 14 vagas para doutorado e mestrado, respectivamente.
No doutorado, o início das aulas está previsto para agosto. A seleção constará de quatro etapas: uma prova de conhecimento em duas línguas estrangeiras, que tem caráter eliminatório: inglês e espanhol; uma prova escrita, eliminaria e classificatória, baseada na compreensão e interpretação de texto de Bioética que será apresentado ao candidato na ocasião; e uma entrevista com os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores. Para o preenchimento das vagas oferecidas serão adotados dois critérios a serem utilizados em sequência: média final e a disponibilidade de professor orientador para o tema proposto pelo candidato. Outras informações estão disponíveis no edital do doutorado.
Já no mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, os candidatos serão submetidos a processo seletivo composto de prova escrita, análise de currículo, entrevistas e outros. A primeira etapa é a prova de conhecimento de língua inglesa. A segunda etapa, que é a prova escrita, também será baseada na compreensão e interpretação de texto de Bioética. Por fim, a entrevista, para a qual estarão selecionados os candidatos que obtiverem nota igual ou acima de 7 na prova escrita. Também será feita avaliação do anteprojeto de dissertação pela Comissão de Seleção considerando sua pertinência e propriedade. Saiba mais no edital.