A Casa de Oswaldo Cruz (COC) promove em 9 de outubro a mesa-redonda Saberes, práticas e formação na preservação do patrimônio cultural. O evento visa apresentar experiências e promover o debate sobre os desafios da transmissão de saberes e do desenvolvimento das habilidades para a preservação do patrimônio cultural, em especial dos bens materiais imóveis. O evento acontece às 9h30 na Oficina Escola de Manguinhos, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 - Rio de Janeiro).
A atividade, promovida pelo curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC, terá a participação do arquiteto e urbanista Cyro Lyra, que abordará a importância do trabalho especializado na restauração de construções antigas. A mesa será coordenada pelo vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da COC, Marcos José Pinheiro, que apresentará o projeto Mestres e Ofícios da Construção Tradicional Brasileira e seu primeiro produto, o vídeo Mestre Adorcino e o estuque ornamental.
A coordenadora do Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da COC, Cristina Coelho, abordará a atuação da Oficina Escola de Manguinhos na formação profissional para os ofícios da conservação do patrimônio arquitetônico.
O evento termina com o descerramento da placa que homenageia Adorcino Pereira da Silva, conferindo seu nome ao espaço que abriga a Oficina Escola de Manguinhos, seu local de trabalho nos últimos anos em que atuou na instituição.
Serviço:
Mesa-redonda “Saberes, práticas e formação na preservação do patrimônio cultural”
Data: 09/10/2014
Horário: 9h30
Local: Oficina Escola de Manguinhos – Campus Fiocruz Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – Rio de Janeiro)
Aberto ao público | Grátis