O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado em 19 de maio. E para celebrar, 24 nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África vão promover mobilizações com intuito de aumentar as doações de leite materno. No Brasil, a campanha Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças será realizada na quarta-feira (22), às 10h, no Memorial Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, em Brasília.
Na ocasião, estarão presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo. A ideia da campanha é direcionar o alimento para as milhares de crianças internadas em UTIs neonatais nas regiões dos países participantes das mobilizações.
O evento será transmitido ao vivo pela internet, via sala de webconferência.
Rede Brasileira de Banco de Leite Humano
A Rede BLH é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.
O BLH do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) é referência da Rede, tendo uma área de assistência responsável pela coleta, processamento e estocagem do leite materno. Além disso, a qualidade do material é avaliada pelo Laboratório de Controle de Qualidade do Leite Humano Ordenhado e administrada pelo Núcleo de Gestão da Rede Brasileira de BLH.
Serviço
Evento comemorativo do Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Data: 22/5
Horário: 10h30
Local: Memorial Presidente Juscelino Kubitschek
Eixo Monumental - Lado Oeste Praça do Cruzeiro, Distrito Federal, Brasília
Saiba mais.