A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) lançou na última quarta-feira (10/3) a pedra fundamental para seu novo prédio de laboratórios. A previsão é de que a obra seja concluída em até quatro anos.
A estrutura será erguida na área do estacionamento do prédio Joaquim Alberto Cardoso de Mello, em uma área total de 7,9 mil metros quadrados, e a maquete pode ser vista no hall de elevadores do atual prédio da Escola.
O novo edifício, moderno em termos de biossegurança, qualidade ambiental e suporte laboratorial, vai abrigar 23 laboratórios vinculados a cinco departamentos: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF); o Departamento de Ciências Biológicas (DCB); o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp); o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA); e o Departamento de Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs). Terá uma central de esterilização, salas de aulas práticas e salas de recebimento de amostras. Algumas das linhas de pesquisa dos laboratórios implementados são: biologia molecular, paleoparasitologia, bacteriologia clínica, toxicologia ambiental, zoonoses, absorção atômica, micologia, epidemiologia molecular do câncer.
A assinatura do projeto ocorreu em outubro de 2012 e teve parceria dos chefes de departamento, da coordenação de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, da Dirac e da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz.
Leia mais no Informe Ensp.