Inquérito mostra problemas na nutrição de índios
Alterações nos padrões alimentares e de atividade física provocam transformações drásticas na saúde de povos indígenas no Brasil. Essa constatação é parte dos resultados do 1º Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas. A pesquisa mostra que a mudança no perfil epidemiológico e nutricional dessa população acarreta em problemas como obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
O inquérito é uma realização da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome e sob a coordenação do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e editor da revista Cadernos de Saúde Pública Carlos Everaldo Álvares Coimbra Júnior, com participação dos pesquisadores Andrey Moreira Cardoso e Ricardo Ventura Santos.
O trabalho teve como objetivo descrever a situação alimentar e nutricional das populações indígenas presentes em todas as macrorregiões do país, tendo comprovado a necessidade de uma preocupação maior das autoridades de saúde em analisar os hábitos e aspectos relacionados à saúde desses povos.
Saiba mais no Informe Ensp.