Cooperação Social

A Coordenação de Cooperação Social (CCSP) é o órgão da Presidência da Fiocruz que assume o compromisso de interagir com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e o poder público para desenvolvimento de estratégias e iniciativas em escala local, regional e nacional que contribuam no enfrentamento e redução das desigualdades e iniquidades socioambientais em saúde.  

Sua atuação se dá a partir do arcabouço teórico e conceitual da promoção da saúde, da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, do Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, em alinhamento com as resoluções dos Congressos Internos e decisões do Conselho Deliberativo, dos temas prioritários da Presidência da Fiocruz e da atual gestão do Ministério da Saúde. 

A Cooperação Social adota metodologias participativas e territorializadas com objetivo de reforçar e ampliar as capacidades das populações vulnerabilizadas de mobilização, análise, proposição e controle social de políticas públicas e de defesa do SUS. Para tanto, articula-se em redes com Unidades Técnico-Científicas da Fiocruz – denominadas plataformas colaborativas – e estimula a construção de redes sociotécnicas com organizações de base sociocomunitária e movimentos sociais. 

imagem de divulgação do CPOP
Cursinhos populares poderão submeter as propostas até o dia 14 de maio
Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca lotado de pessoas que posam em pé para uma foto
Evento de lançamento contou com aula inaugural sobre Vigilância Popular em Saúde e Geração Cidadã de Dados, e debate sobre memória e história das favelas cariocas
No Rio de Janeiro, a iniciativa realizará ações nas favelas do Alemão, Cidade de Deus, Jacarezinho, Manguinhos, Maré e Rio das Pedras
Ilustração com jovens celebrando sobre fundo azul e a imagem do logo do curso
A CPOP receberá investimentos de R$ 99 milhões até 2027 e seu objetivo é preparar estudantes para o Enem
Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). Na imagem de fundo azul, uma ilustração de quatro pessoas estão comemorando com livros e dizeres "PASSEI CPOP".
Cursinhos populares poderão se inscrever e enviar a documentação até 6 de maio