Portaria 1239/2016-PR

Publicado em
Compartilhar:
X
Descrição

* Metodologia

A Política de Comunicação da Fiocruz foi construída colaborativa e coletivamente, a partir dos saberes, reflexões e experiências acumulados por profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O processo teve início com a criação de um Grupo de Trabalho na Câmara Técnica de Informação e Comunicação em 26/6/2015, integrado por representantes de várias unidades e instâncias, e coordenado pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC). A formulação desenvolvida por este grupo foi apresentada à Câmara Técnica de Informação e Comunicação da Fiocruz para debate em 27/7/2016. Como etapa seguinte, a Política entrou em Consulta Interna, sendo incentivada a ampla participação dos trabalhadores da Fundação, de todas as suas áreas de atuação. Por fim, o texto retornou à Câmara Técnica e foi aprovado pelo Conselho Deliberativo (CD) da instituição, em 28/11/2016.

* Objetivo geral

A Política de Comunicação estabelece princípios, diretrizes, orientações, normas e responsabilidades no âmbito de sua abrangência e buscar a construção de uma comunicação pública, democrática e participativa no Brasil, contribuindo para a missão da Fiocruz e para seus objetivos estratégicos, em especial o compromisso com a sociedade e com o fortalecimento do SUS e do SNCTI.

* Objetivos específicos

- Contribuir para a melhoria das condições de saúde da população brasileira, para o controle social das políticas de saúde e humanização do cuidado, em diálogo com o que preconizam o SUS e o SNCTI.

- Fortalecer o campo da comunicação na Fiocruz, integrando e articulando as diferentes estratégias e iniciativas, visando a construção de uma cultura de colaboração e a otimização de recursos aplicados na área, além de assegurar maior impacto social para as ações desenvolvidas.

- Ampliar e qualificara visibilidade do conhecimento produzido pela Fiocruz, bem como de suas propostas e ações, buscando assegurar acesso aberto e ampla transparência quanto à atuação da instituição perante a sociedade. A comunicação com a sociedade deve ser um imperativo da prática de todos os profissionais da Fiocruz.

- Assegurar parâmetros que orientem as ações comunicativas da Fiocruz considerando sua diversidade.

- Orientar o desenvolvimento de políticas específicas, programas, planos, manuais e demais desdobramentos, buscando maior integração, sinergia e direcionamento de esforços das distintas instâncias e atores da área.

* COMPOSIÇÃO

Aldo Pontes (Icict) Álvaro Funcia (CGTI) Ana Beatriz Aguiar Slaibi Lopes (VPEIC) Ana Carolina de Oliveira (Fiocruz Brasília) Ana Furniel (VPEIC) Antônio Brotas (IGM) Arlindo Gomez de Sousa (Canal Saúde) Claudia Lima (CCS) Elisa Andries (CCS) João Canossa (Editora Fiocruz) Maria Fernanda Marques (Editora Fiocruz) Márcia Correa e Castro (Canal Saúde) Marcos José de Araújo Pinheiro (COC) Nísia Trindade Lima (VPEIC) Raquel Aguiar (IOC) Renata Ribeiro (Bio-Manguinhos) Rodrigo Ferrari (VPEIC) Rodrigo Murtinho (Icict) Rogério Lannes (Radis) Umberto Trigueiros (Icict) Wagner Oliveira (Icict) Wagner Vasconcelos (Fiocruz Brasília)

ANEXO: Política de Comunicação da Fiocruz.