Assessorar o acompanhamento e o monitoramento das etapas relacionadas ao projeto SM14 e as atividades e ações necessárias ao desenvolvimento final das vacinas, nas vertentes humana e animal.
2.0 - DOS PODERES 3.1 - Atuar junto as organizações, órgãos e agências governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais; agentes financiadores; empresas licenciadas e outros parceiros envolvidos com as atividades inerentes às etapas já executadas, em andamento e futuras. 3.2 - Assessorar perante as instâncias específicas da FIOCRUZ e FIOTEC, incluindo seus órgãos jurídicos, necessários para a celebração e execução de acordos, contratos e demais instrumentos jurídicos às etapas executadas, em desenvolvimento e futuras.
4.0 - CONSIDERAÇÕES A Fundação Oswaldo Cruz, na década de 1980, desenvolveu uma vacina contra a esquistossomose, e que deu origem ao Projeto Sm14. Os resultados alcançados pelo projeto apontaram para o alcance, em um curto espaço de tempo, desenvolvendo vacinas destinadas tanto à prevenção de helmintoses que afetam a saúde humana quanto a animal, notadamente, a esquistossomose e a fasciolose. As complexidades técnico, científica, política e econômica ao processo de desenvolvimento de uma vacina, como também o pioneirismo deste projeto para a Fiocruz, lhe atribuem características únicas que demandam esforço concentrado e adoção de medidas diferenciadas que tornem efetivamente possível a conclusão do desenvolvimento almejado.