Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde

Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde

A Fiocruz completou 120 anos em 2020 e segue sendo uma instituição diferenciada no campo da ciência e da tecnologia em saúde, de forma coerente com sua história. A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), como órgão vinculado à sua Presidência, tem como marco de referência de suas iniciativas e ações a promoção e melhoria das condições de vida e saúde da população, com ênfase na redução das desigualdades e iniquidades no acesso aos serviços e às condições promotoras da saúde; e o fortalecimento da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado em uma visão ampliada de saúde contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

A VPAAPS assessora e coordena ações da Fiocruz nas áreas de sua competência, integrando atores, unidades técnico-científicas e administrativas, e escritórios, para responder às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Estado brasileiro.

À Vice-Presidência incumbe assessorar o Presidente na administração da Fiocruz; coordenar, implementar, monitorar e avaliar programas horizontais de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, ensino, serviços, produção, informação e comunicação em saúde e desenvolvimento institucional e monitorar a execução das metas institucionais e os programas horizontais. 

A saúde pública constitui-se o elemento fundante de seus pressupostos, orientados pelos resultados do VIII Congresso Interno (2017), que trouxe como tema a Fiocruz e o Futuro do SUS e da Democracia, reforçando o caráter político, propositivo e integrador de temas e ainda pela Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, e seus marcos de referência.

A VPAAPS compreende 3 áreas técnicas:

A área de Ambiente possui grande capacidade de reunir agendas estratégicas e integrar atividades e projetos em âmbito institucional, e coordena a consolidação do eixo Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, pautada por prioridades de âmbito local, regional, nacional e global.  Articula, apoia, e induz ações envolvendo as relações entre as transformações do ambiente e suas implicações sobre a saúde.

A área de Atenção à Saúde da VPAAPS trata de temas relacionados ao cuidado com a saúde humana. Seu escopo de análise e atuação engloba questões de gestão; atenção básica e especializada; ações estratégicas na articulação com redes de atenção em saúde.

Implantada na Fiocruz por iniciativa pioneira e inovadora da VPAAPS, a Promoção da Saúde constitui um eixo da Vice-Presidência, desenvolvido a partir de um processo de trabalho coletivo aglutinador de atores da Fiocruz envolvidos com a temática/campo da promoção da saúde, com atuação intrasetorial e intersetorial e propostas e iniciativas voltadas à compreensão e enfrentamento dos determinantes sociais da Saúde.

A diversidade de projetos e ações sob a responsabilidade técnica da VPAAPS tem definido a sua centralidade como espaço de indução, articulação e gestão de uma rede de parcerias em diferentes campos da ação pública e do SUS. A amplitude e a complexidade dos entrelaçamentos entre os campos de atuação da VPAAPS (Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde) constituem um desafio metodológico e de gestão, requerem ousadia política, ação estratégica e inovação, e articulação da ampla rede de parceiros governamentais e não governamentais. 

O reforço e a sinergia entre as diversas unidades da Fiocruz, e entre suas áreas de atuação, remete a uma concepção de pensar a instituição enquanto um sistema em rede com as unidades técnico-científicas. E para efetivar essa articulação entre as áreas de meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação, saúde e desenvolvimento econômico e social, a VPAAPS conta com a cooperação dos parceiros institucionais, nacionais e internacionais, e de movimentos sociais, visando sua contribuição para políticas públicas promotoras de saúde.

 

Red

Descubre

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres em Cidades 

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério das Cidades, está desenvolvendo o Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres em Cidades (DUI - RRD Cidades), que visa a elaboração de um manual com metodologias para intervenções urbanas integradas e inovadoras para municípios brasileiros. O objetivo é fortalecer as estratégias nacionais de planejamento para resiliência urbana e garantir maior segurança e qualidade de vida e saúde para seus cidadãos.

As inscrições podem ser feitas, até 12 de maio, por 50 municípios pré-selecionados a partir de dados do Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças do Clima (AdaptaBrasil - MCTI), das áreas de atuação estratégicas da Fiocruz e da lista de municípios mais suscetíveis a desastres estabelecida pela União. Serão 12 municípios selecionados.

Acesse o edital aqui. Acesse o termo de referência completo e a lista de cidades habilitadas a participar do edital, clicando na imagem. Acesse a página da ReDUS para informações complementares e acessar o formulário de inscrição das propostas.