O treinamento visa à sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde para o entendimento da interação parasito-hospedeiro-ambiente e seu impacto nas populações humanas. Serão abordados aspectos climáticos e de paisagem, e de seus hospedeiros (silvestres, domésticos e vetores) que determinam a rede de transmissão de Trypanosoma cruzi no ambiente onde estão inseridos. São abordados diferentes aspectos na ecologia de transmissão de Trypanosoma cruzi, bem como as ferramentas do cão sentinela na sinalização de áreas sob risco de emergência de casos humanos e o mapeamento de Postos de Informação de Triatomíneos (PITs) para identificação e diagnóstico da infecção em triatomíneos.

Servicios
Esse serviço consiste na doação de material de divulgação científica (cartões ilustrados, livros ou insetos mortos para coleções didáticas (barbeiros) para uso didático ou divulgação científica.
A assessoria e consultoria técnica em triatómineos (barbeiro), realizada pelo Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT), consiste no serviço oferecido pelos profissionais para assessorar, dar aconselhamento e auxiliar em temas relacionados à taxonomia de triatomíneos; é também a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade, na qual novos temas são analisados e as alternativas às problemáticas são discutidas.
O Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos (LABTRIP) atua como Laboratório de Referência no diagnóstico da infecção em reservatórios silvestres de Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas.
Nosso campo de ação envolve: (1) Atuação local na investigação de casos e/ou surtos de doença de Chagas, no sentido de avaliar a participação da fauna silvestre como reservatórios da parasitose; e (2) Diagnóstico parasitológico, sorológico e/ou molecular frente a infecção em mamíferos silvestres e sinantrópicos, potenciais reservatórios dessa parasitose.
As atividades de Referência incluem diagnóstico da infecção; avaliação ambiental e relatório técnico contendo recomendações; e treinamento / capacitações.
As informações geradas no âmbito dessas atividades auxiliam órgãos de vigilância e controle, instituições diversas e esclarecimento diagnósticos.
Metodologias empregadas no diagnóstico: - Diagnóstico Parasitológico através de exames diretos e culturas axênicas - Diagnóstico Sorológico através de Reação de Imunofluorescência Indireta, ELISA e/ou Teste Rápido Imunocromatográfico - Diagnostico molecular através de Reação em Cadeia da Polimerase .
O Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT) - Fiocruz IOC/ RJ oferece capacitação teórica e prática em taxonomia morfológica de triatomíneos (barbeiros), vetores do parasito causador da doença de Chagas.