O serviço oferecido é um treinamento presencial de recursos humanos, especialmente voltado para gestores, técnicos e Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias, dividido em dois módulos independentes, um para a identificação de algumas espécies de culicídeos (mosquitos) e o outro para o conhecimento de métodos de coleta e de controle desses insetos. Este serviço pode ser oferecido nas instalações do Departamento de Entomologia/IAM-FIOCRUZ/PE ou ser itinerante, em espaços com estrutura mínima de laboratório, adequada à manipulação de mosquitos. A capacitação inclui aulas teóricas e práticas de laboratório e campo, além de avaliações para a obtenção de certificado conceitual de desempenho emitido pela Plataforma LATÍSSIMO Sistema de Gestão de Cursos Livres da FIOCRUZ.
Servicios
O serviço caracteriza-se pela produção e fornecimento de ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos das espécies supracitadas, em elevado padrão de qualidade, para fins de pesquisa, atividades educativas e serviços em saúde pública. Para isso, são disponibilizados espécimes de três colônias de referência, mantidas no Insetário do Departamento de Entomologia: Culex quinquefasciatus - CqSLab, Aedes aegypti – RecL e Aedes albopictus – RecalbLab.
O serviço realiza a caracterização de mecanismos de resistência a inseticidas em populações naturais de mosquitos. Espécimes originários das subpopulações de campo são avaliados através de ensaios bioquímicos e moleculares, para a verificação de alterações na atividade das enzimas detoxificadoras de inseticidas e nas moléculas-alvo destes compostos. Tais ensaios são de alta complexidade e exigem o manuseio de equipamentos de laboratório como termocicladores, centrífugas refrigeradas e espectrofotômetro de placa. Os ensaios, apesar de realizados em laboratório, também necessitam da estrutura de insetário para a produção das amostras de mosquitos.
O serviço, responsável por realizar o diagnóstico molecular de infecção vetorial por arbovírus e pelo verme filarial Wuchereria bancrofti, se destina à detecção destes patógenos, por técnicas moleculares, em amostras de mosquitos coletadas em campo. As amostras de mosquitos adultos são recebidas, observando-se os procedimentos de coleta, acondicionamento e transporte descritos no manual de coleta do SRCCV, registradas e mantidas em ultra freezer a -80ºC até seu processamento. Os ensaios para o diagnóstico da infecção vetorial são de alta complexidade e exigem o manuseio de equipamentos como centrífugas refrigeradas, termocicladores e, quando necessário, sequenciadores. Estes ensaios moleculares são realizados nas ilhas do laboratório do Departamento de Entomologia e no Núcleo de Plataforma Tecnológica/IAM.
O serviço realiza a avaliação da atividade larvicida residual de inseticidas químicos ou biológicos, realizada em área externa, na unidade de teste simulado de campo. O objetivo é observar o desempenho dos produtos no controle das espécies-alvo, sob a influência de variáveis ambientais pré-selecionadas, como exposição direta ou indireta ao sol. Os testes são de média complexidade, embora também exijam estrutura de insetário para a produção das larvas dos mosquitos.