O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) iniciou na tarde do dia 8/6 a primeira edição especial no formato on-line em 11 anos de existência. A novidade foi forçada pela pandemia da Covid-19 e viabilizou a participação de mais trabalhadores de diferentes vínculos e de unidades regionais, representando um desafio para a equipe do Núcleo de Atenção Integral à Aposentadoria (Naia/CST). O encontro virtual reuniu mais de 50 participantes em sua estreia, com trabalhadores de unidades do Rio de Janeiro e de outras seis regionais, um intercâmbio também possibilitado pelo formato remoto. O grupo conta com 58 selecionados e é composto por servidores, terceirizados e bolsistas de todas as faixas etárias.
Antes da tradicional rodada de apresentações, na qual os participantes se identificam e falam rapidamente sobre suas motivações e expectativas, a edição 2021 do PPA foi aberta pela coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andréa da Luz, pelas representantes da Coordenação de Saúde do Trabalhador, Sônia Gertner e Marisa Augusta e pela coordenadora do Naia/CST, Carla Pepe. Após uma fala introdutória acerca da iniciativa e do contexto pandêmico em que a edição se insere, os participantes foram convidados à primeira interação com a equipe do Naia e com o restante do grupo. Na sequência das apresentações, o servidor do Serviço de Aposentadorias e Pensões (Secap/DAP) Alex Amaral realizou uma explanação acerca das regras de aposentadoria, tema do primeiro módulo educativo do PPA.
Em busca de novos rumos
Muitos dos participantes do PPA 2021 afirmaram ainda não pensar necessariamente na aposentadoria, contudo, o contexto da Covid-19 tem gerado ou despertado muitas incertezas e de alguma maneira influenciou a tomada de decisão de muitos dos inscritos, que buscam novas motivações, perspectivas e informações para retomarem o planejamento de seus futuros. O próximo encontro do PPA ocorre no dia 22 de junho. A partir do lançamento, os encontros ocorrerão quinzenalmente, nas tardes de terças-feiras, até o dia 19 de outubro, quando a edição especial chegará ao fim. A intenção é responder as questões dos trabalhadores e estimular a reflexão sobre novas indagações.