IFF celebra a semana da enfermagem

Por
Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

Com o tema Entendendo os processos, construindo o futuro, a equipe de enfermagem do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizou, no dia 15/5, um evento comemorativo pelo Dia da Enfermagem, celebrado em 12/5. Responsável por conduzir o encontro, a enfermeira e gestora da Área de Atenção Cirúrgica à Criança e ao Adolescente do IFF/Fiocruz, Patrícia Marques, afirmou que acredita na Enfermagem como a profissão que faz a diferença. “Nosso trabalho está ligado a desfechos mais favoráveis em saúde, como a redução da mortalidade e a diminuição de eventos adversos, isso tem um peso”, garantiu ela.

A seguir, a enfermeira da Área de Atenção Cirúrgica à Criança e ao Adolescente do IFF/Fiocruz Paula Nicollini apresentou o Nursing Now, campanha global lançada em 2018 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, a Organização Mundial da Saúde e o Grupo Parlamentar para Saúde Global do Reino Unido (APPG), que visa melhorar a saúde aumentando o perfil e o status dos profissionais de enfermagem e influenciar as políticas de saúde, dando suporte aos profissionais para liderar, aprender e construir um movimento mundial. A ação tem a previsão de durar dois anos, terminando em 2020, no bicentenário de Florence Nightingale, enfermeira conhecida como "A dama da lâmpada".

Com a adesão de 30 países, como Brasil, Canadá, Jamaica, México e Estados Unidos, a campanha é fruto de uma colaboração da International Council of Nurses e World Health Organization (OMS), baseados no Programa da Burdett Trust for Nursing e no relatório Triple Impact of nursing  do APPG, que destacou, em outubro de 2016, o papel crucial da enfermagem na agenda global frente às mudanças demográficas e epidemiológicas: necessidade de diversas formas de assistência, políticas e serviços na comunidade e no domicílio. “A enfermagem e a assistência à saúde não são as mesmas de 30 anos atrás, então, é necessário ter um alinhamento entre a filosofia, prática e os valores da enfermagem frente a essas mudanças. Com isso, o objetivo é que todos os países que fazem parte da OMS façam adesão a essa campanha”, avaliou Paula.


Profissionais do IFF/Fiocruz comemoram a 80º Semana da Enfermagem (Foto: Andre Gomes)

A ação valoriza a enfermagem, pois entende que a profissão promove a igualdade de gênero e contribui para o crescimento econômico - menos infecção gera menos gastos e o aumento da eficácia na assistência da saúde e da efetividade. Paula mostrou os desafios listados pelo Nursing Now para o avanço da profissão em todo mundo: formação permanente, oportunidades adequadas de trabalho, número suficiente e bem distribuídos de profissionais, valorização, incentivos financeiros, vontade política e reconhecimento da liderança. “Atualmente, há um déficit de nove milhões de enfermeiros em todo o mundo. Se não valorizarmos os profissionais de hoje e estimularmos para que mais pessoas queiram se especializar, daqui a 20 anos não existirão enfermeiros para cuidar da população. Ninguém quer fazer parte de uma profissão desvalorizada. Precisamos vencer esses desafios para alcançar as condições e capacidades e expandir o acesso e a cobertura universal da saúde”, alegou a enfermeira.

Como princípios da campanha, Paula frisou que a melhoria da saúde depende de um trabalho conjunto, no qual todo mundo tem algo para ensinar e aprender, e que fatores tão diversos quanto educação, status econômico, capital social e ambiente físico afetam profundamente a saúde e o bem-estar de indivíduos e populações. “Essa é uma ação que aborda muito sobre inovação e o compartilhamento das experiências, pois elas fazem a diferença. É fundamental divulgar as nossas ideias e sugestões de melhorias, visto que, a campanha terá sucesso a partir das experiências exitosas vividas no dia a dia de pacientes, cidadãos e profissionais de saúde”, esclareceu ela.

O Nursing Now possui como metas para 2020: influenciar as políticas de saúde; promover e desenvolver lideranças em enfermagem; disseminar e compartilhar práticas efetivas e eficazes; criar, identificar e disseminar evidências de impacto; e investir em todos os aspectos da enfermagem. “Precisamos propagar nossas pesquisas, fazer alertas, sair da zona de conforto e advogar a favor da profissão. Vamos chamar atenção para a campanha, seja agente da mudança!”, concluiu Paula.

Na sequência, Patrícia Marques convidou os profissionais do IFF/Fiocruz para fazerem um movimento organizado, através de grupos de trabalho, em prol da participação ativa da enfermagem na campanha Nursing Now. No decorrer do encontro, outros temas foram abordados, como os processos internos da enfermagem do Instituto, com a responsável técnica de Enfermagem do IFF/Fiocruz, Claudia Alexandre, as conquistas e desafios da enfermagem, com a gestora da Enfermaria de Doenças Infecciosas Pediátricas (Dipe) do IFF/Fiocruz, Mariana Cardim, e a gestora da Área de Atenção à Saúde da Gestante do IFF/Fiocruz, Luciana Fillies, a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e as perspectivas para os próximos anos, com Patrícia Marques.