CDMSS prossegue com debates sobre ações em saúde
O segundo dia (20/10) da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde foi marcado por cinco eixos de debates. Neles, foram discutidos formas de enfrentar a iniquidade na saúde e sugeridas estratégias para o desenvolvimento desse sistema no mundo.
Os temas da mesa redonda foram: Governança para enfrentar as causas das iniqüidades em saúde: implementando ações sobre os determinantes sociais da saúde; Promovendo a participação: liderança comunitária para ação sobre os determinantes sociais da saúde; O papel do setor Saúde, incluindo os programas de saúde pública, na redução das iniquidades em saúde; Ação global sobre os determinantes sociais da saúde: alinhando prioridades e parceiros; e Monitorando o progresso: mediação e análise para apoiar políticas sobre os determinantes sociais da saúde.
A importância do trabalho intersetorial também foi tratada no evento, bem como a necessidade da saúde ser tomada como um a das prioridades do governo. Autoridades, como o ministro da Saúde Pública do Uruguai, Jorge Venegas, e o ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, sugeriram adaptações na governança do sistema de saúde para cortar as iniquidades, já que, conforme foi levantado no encontro, a saúde deve ser pensada enquanto direito social.
A Conferência termina nesta sexta-feira (21/10).
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.