Solicitar diagnóstico de referência em hepatite B - Fiocruz IOC/RJ

Descrição

O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) atua como Laboratório de Referência Nacional desempenhando um importante papel referencial junto ao Ministério da Saúde e aos demais laboratórios regionais de Saúde Pública na vigilância epidemiológica e laboratorial das infecções causadas pelos vírus da hepatite A, B, C, D e E. Entre as atividades desenvolvidas está a realização dos diferentes testes sorológicos e moleculares específicos para cada um dos cinco vírus que causam doenças hepáticas, esclarecimentos de resultados discrepantes ou inconclusivos, bem como sequenciamento do genoma viral para esclarecimento de eventuais surtos e na caracterização das cepas circulantes no país.

A atuação do LAHEP destaca-se também na prestação de serviços de assistência clínica ambulatorial no atendimento de pacientes no Ambulatório de Hepatites Virais, exercendo ação referencial no diagnóstico precoce dos casos agudos e no atendimento de gestantes com hepatite viral, junto à rede Municipal de Saúde. Hepatite B(HBV) A transmissão do HBV se dá por via parenteral através de contato com sangue contaminado pelo vírus, por compartilhamento de material infectado para uso de drogas (agulhas e seringas), objetos que furam ou cortam na tatuagens, piercings ,etc.) e, sobretudo, pela via sexual (relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada). A trans­missão vertical (de mãe para filho) também é causa frequente apresentando um alto risco (70% a 90%) de cronificação, principalmente nos recém-nascidos de gestantes com presença de replicação viral (HBeAg reagente e/ou HBV DNA 10.000). A hepatite B pode se apresentar de forma aguda ou crônica nos indivíduos infec­tados. Uma particularidade dessa infecção viral crônica é a possibilidade de evolução para câncer hepático.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde. Evitar a doença é muito fácil. Basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure , equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. Marcadores realizados :HBsAg; anti-HBs; anti-HBc IgG(total); anti-HBc IgM, HBeAg; anti-HBe; HBV-DNA quantitativo; Produto Final: Resultado de exame em material biológico.