Fiocruz - Febre Amarela: perguntas e respostas

Arte para área de perguntas e respostas sobre febre amarela na Fiocruz

Atualizada em 29/12/2023 - A vacina febre amarela (atenuada) tem sido aplicada simultaneamente ou combinada com as vacinas contra hepatite B, hepatite A, difteria-tétano-pertussis, febre tifóide, BCG e meningocócica AC, sem interferências na imunização ou na segurança das

Atualizada em 29/12/2023 - A vacina febre amarela (atenuada) não deve ser administrada simultaneamente com a tríplice viral (vacina sarampo, caxumba, rubéola), mas como regra geral não há impeditivo para aplicação simultânea  com outras vacinas.

Atualizada em 29/12/2023 - Eventos adversos observados após a vacinação devem ser informados às autoridades de saúde e ao laboratório produtor.

Atualizada em 29/12/2023 - Não existe contraindicação específica em relação à ocorrência de hipo/hipertireoidismo.

Atualizada em 29/12/2023 - Não se recomenda a reconstituição da vacina da febre amarela de forma diferente da descrita na bula do medicamento. Portanto a vacina deve ser reconstituída com o diluente que a acompanha.

Atualizado em 25/10/2023. Apenas os indivíduos com formas graves de alergia ao ovo, como urticária e reações anafiláticas, não devem receber as vacinas que possuem esse componente. É importante consultar um médico, pois só ele pode definir se há contraindicação à vacinação.

  • Alergias e contraindicações

Atualizado em 25/10/2023. Entre as vacinas que possuem proteínas do ovo na sua composição, as mais usadas são a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), a da Gripe (Influenza) e a de Febre Amarela.

  • Alergias e contraindicações

As mulheres que não estão grávidas devem seguir as doses recomendadas pela Caderneta de Vacinação relativas à sua faixa etária. Dessa forma, protegerão a própria saúde e também contribuirão para manter a saúde da comunidade onde vivem.

  • Quem deve tomar a vacina

Atualizado em 25/10/2023. No caso de a gestante apresentar alguma doença na época da vacinação planejada, a melhor opção é uma consulta prévia com profissional na unidade de saúde para definir a conduta.

 

  • Alergias e contraindicações
  • Cuidados com grávidas, recém-nascidos e lactantes