Doença de Chagas é tema central do congresso Medtrop 2009
Perspectivas de controle das grandes endemias no centenário de descoberta da doença de Chagas é o tema central do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2009), que vai até quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Pernambuco. A abertura do encontro contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Fiocruz, o médico Paulo Gadelha.
Gadelha relembrou a realização, há 100 anos, da expedição feita pelo pesquisador da Fiocruz Carlos Chagas, que resultou no conhecimento do ciclo da doença de Chagas. Ele mencionou, ainda, que a celebração do centenário da descoberta da doença de Chagas. "É um momento privilegiado para dar visibilidade e abrangência não apenas à recuperação desse fato, mas para intensificar o compromissos dos esforços para a produção do conhecimento, o desenvolvimento de produtos e a execução de políticas que levem à superação dos desafios de doenças relevantes para parte da população mundial", ressaltou o presidente da Fiocruz.
A programação científica do Medtrop inclui debates e palestras sobre ensaios clínicos e avanços no diagnóstico, tratamento e controle de doenças infecciosas e parasitárias que constituem as grandes endemias brasileiras. Os participantes vão discutir, principalmente, as doenças negligenciadas, além de ações para o controle de vetores, avaliação de programas e ações de controle de enfermidades, entre outras temáticas.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.