Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom recebeu para uma reunião, nesta quinta-feira (22/5), a delegação da Fiocruz presente na 78ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra (na Suíça). No encontro, o presidente da Fundação, Mario Moreira, parabenizou Tedros pela aprovação do acordo pandêmico, que contou com largo apoio do Brasil, e conversou sobre a participação da Fiocruz na Assembleia.

Entre outros tópicos da conversa, Moreira também compartilhou com o diretor-geral da OMS expectativas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro no Brasil, em Belém do Pará. A Fiocruz estará na cúpula, participando ativamente das discussões em torno das mudanças climáticas e a relação com a saúde, seguindo a abordagem de Uma Só Saúde.
Reconhecido mundialmente por sua liderança à frente da OMS, Tedros registrou mais uma vez na reunião a importância da Fiocruz para a Saúde Global. Na última segunda-feira (19/5), a Fundação foi destaque no discurso do diretor da OMS na abertura da Assembleia. Ele exaltou o trabalho da instituição - a única nominalmente citada. "Agradeço à Fiocruz pela parceria e ofereço meus calorosos parabéns pelo seu 125º aniversário", afirmou Tedros.
Ao se referir à Fiocruz, o diretor da OMS também agradeceu pela parceria no Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para Epidemias e Pandemias, que está sendo gerenciado por Consórcios Colaborativos de Acesso Aberto. Além disso, a Fundação integra uma série de iniciativas da OMS, como a Rede Internacional de Vigilância e o hub de Inteligência Epidemiológica de Berlim.