Webinário sobre boas práticas em dados para pesquisa

Por Giana Pontalti (Ascom/Cogepe)
Publicado en
Compartido:
X

Nessa quarta-feira (21/5), acontece o segundo webinário do percurso de aprendizagem Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para Pesquisa, percurso recém-lançado pela Escola Corporativa Fiocruz em parceria com a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC).  

O webinário Conhecendo boas práticas em dados para pesquisa será conduzido por Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC, das 9 às 11 horas, via Plataforma Teams. Clique aqui para acessar o evento. 

O encontro é aberto a todos os trabalhadores da Fiocruz, especialmente para os integrantes dos Núcleos de Ciência Aberta. “O debate da ciência aberta é um debate ampliado, de vários grupos na Fiocruz. Pedimos a participação ativa de todos para que possamos avançar”, destacou Vanessa, durante o lançamento do percurso.  

Em 2020, a Fiocruz instituiu a Política de Gestão, Abertura e Compartilhamento de Dados para Pesquisa, aprovada pelo Conselho Deliberativo. “A política afirma que a Fiocruz considera dados como ativos estratégicos. Formar pessoas é uma das estratégias fundamentais para sua implementação”, reforçou Vanessa. 

Esse novo percurso é o terceiro do Programa de Desenvolvimento de Pessoas para o Ecossistema da Ciência Aberta e traz conteúdos inovadores que incentivam o debate e a aplicação prática da ciência aberta no cotidiano institucional. O webinário de amanhã é uma das ações do percurso. “Além dos conteúdos EAD, vamos ter uma série de encontros on-line sobre dados”, explicou Vanessa. 

No primeiro webinário, realizado em 14/5, Vanessa abordou o valor dos dados na atualidade, as potencialidades do uso de dados, os riscos do uso indevido, os níveis de abertura de dados e os benefícios da gestão e abertura tanto para os pesquisadores quanto para a instituição.  

“Vivemos uma demanda crescente para a disponibilização de dados. Somos pressionados o tempo inteiro por diversos grupos e atores da área da ciência e tecnologia. Grandes financiadores, internacionais e nacionais, já exigem a disponibilização de dados em repositórios e a elaboração de planos de gestão de dados. A política da Fiocruz aponta para a lógica da gestão dos dados também como um planejamento de futuro, no reuso e reutilização”, enfatizou.   

Programe-se! Participe dos webinários e contribua para o avanço da Ciência Aberta na Fiocruz: