No dia 21 de maio, às 12h30, o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), realiza uma nova sessão colaborativa, com apresentação da mestranda do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Dalila Machado. A sessão é intitulada "Potencial do Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) como Ferramenta Complementar para a Detecção Precoce de Surtos de Dengue e Chikungunya: Uma Análise Baseada em Dados do Brasil (SE 40/2020 - SE 40/2023)."
O estudo de Dalila analisa o uso da plataforma EIOS, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como ferramenta complementar para a detecção precoce de surtos de dengue e Chikungunya no Brasil.
Em sua pesquisa, Machado utiliza dados textuais coletados do EIOS entre setembro de 2020 e junho de 2024, aplicando modelagem de tópicos estruturados (STM) e análises comparativas com dados oficiais. O objetivo é avaliar o potencial da Vigilância Baseada em Eventos (VBE) para aprimorar estratégias de vigilância digital e subsidiar políticas públicas mais responsivas e fundamentadas em evidências.
O evento é online, com transmissão via Zoom e não requer inscrição prévia.
As sessões colaborativas do PROCC são organizadas pelo PROCC/VPEIC, em parceria com a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC).
Serviço
Nome: Potencial do Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) como Ferramenta Complementar para a Detecção Precoce de Surtos de Dengue e Chikungunya: Uma Análise Baseada em Dados do Brasil (SE 40/2020 - SE 40/2023)
Data: 21 de maio de 2025
Horário: 12h30
Local: Zoom
Palestrante: Dalila Machado – IOC/Fiocruz
Idioma: Português
Link de acesso: https://tinyurl.com/bdemcaz7