2ª Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc promove o protagonismo juvenil na ciência

Por
Cláudia Marapodi (EPSJV/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

A 2ª Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc acontece em 20 de maio, integrada às comemorações dos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reunindo autoridades, especialistas e cerca de 250 estudantes de todo o Brasil. O evento destaca o compromisso da Fiocruz com a difusão do conhecimento científico e tecnológico, atuando também como agente de cidadania, e tem como objetivo debater políticas públicas para a juventude e promover a iniciação científica no ensino médio.

Este é o segundo ano que a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz reúne jovens de diversas regiões do país para um intercâmbio científico e cultural por meio da Rede Provoc. Instituída a partir de 2020, em meio a um cenário de desinformação e negacionismo, a Rede Provoc Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva reúne estudantes de 30 escolas de 10 estados onde a Fiocruz está presente.

Criado em 1986, o Programa de Vocação Científica (Provoc) é um programa da Escola Politécnica pioneiro no país, que inicia estudantes do ensino médio no mundo da pesquisa científica em saúde. Se expande a partir de 2020 com a formação da Rede Provoc. Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva. Além de ser reconhecido na comunidade científica e entre educadores como referência, há mais de 10 anos o Provoc é uma marca registrada da Fiocruz.

O Programa foi o primeiro no país a levar estudantes do ensino médio ao mundo da pesquisa e na articulação com movimentos sociais. ONGs da Maré e de Manguinhos participam do Provoc Rio há 25 anos. Há quase 40 anos, mais de 2 mil estudantes passaram pelo Programa, e muitos deles já se tornaram cientistas.

Rede Provoc e o enfrentamento do negacionismo e da desinformação
Por meio da Rede Provoc, pesquisadores da Fiocruz iniciam estudantes, apresentando o trabalho científico nas diferentes unidades onde a Fiocruz tem presença – no Amazonas, na Bahia, em Brasília, no Ceará, no Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro e em Rondônia –, em todos os biomas do Brasil. A Rede foi iniciada no contexto da pandemia de Sars-Cov-2, como resposta da instituição ao negacionismo e à desinformação frente a população jovem.

Programação da jornada
Pela manhã, os estudantes e demais participantes assistirão a uma série de apresentações. A primeira mostrará a construção de um Plano Nacional da Juventude, destacando os campos da ciência, tecnologia e saúde, apresentada pela UniRio. Em seguida, será oferecido um panorama sobre a iniciação científica no ensino médio no Brasil, com uma análise do PIBIC-EM pela EPSJV.

Durante a tarde, os estudantes do Provoc apresentam seus trabalhos, que fazem parte da etapa Iniciação (desde novembro de 2024) e da etapa Avançado (desde agosto de 2023). Todos estão envolvidos com a área de saúde, explorando diversos campos do conhecimento, e contam com a orientação e o acompanhamento de profissionais – como pesquisadores, técnicos e estudantes de pós-graduação – que também estarão presentes.