No dia 30 de maio, na aldeia Kaí, Terra Indígena Comexatibá localizada no município de Prado/Bahia, será inaugurada a casa de reza e saúde Pataxó (em língua Patxôhã: KIJEME ARESÚ’XÓ ŨG ENUÃY PATAXÓ). A casa é um espaço sagrado, cultural e educativo fundamental para a manutenção da cultura e tradição indígena.
A inciativa foi viabilizada por meio do projeto "Desenvolvimento de ações para o aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS)" - TED 60/2023 - parceria entre a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS).
A casa de reza e saúde é um sonho antigo da aldeia Kaí e que há décadas vem desenvolvendo práticas de saúde com a etnomedicina Pataxó. A etnomedicina é estudo das formas de medicinas tradicionais. Essas práticas acompanham os processos formativos dentro da comunidade, num diálogo entre a comunidade, escola e posto de saúde. Inúmeras são as experiências na comunidade no trabalho com a saúde Pataxó.
As práticas e saberes acompanham os processos formativos dentro da comunidade, num diálogo entre a comunidade, escola e posto de saúde. Inúmeras são as experiências na comunidade no trabalho com a saúde Pataxó. A parceria Fiocruz e Sesai tem em uma de seus objetivos fortalecer a Medicina Indígena, em consonância com Politica Nacional de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), fruto da luta dos movimentos sociais indígenas.
Programação
9h - Abertura com AWÊ HERUÊ
10h - Mesa de abertura e roda de conversa com convidados
12h - Almoço
14h - Roda de conversa: experiências com a etnomedicia Pataxó (Pajé Jovita)
17h - Fechamento