Representantes de institutos de saúde dos países que compõem o grupo Brics participaram (29/4) de uma reunião preparatória para a Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública. Os institutos, liderados pelo Brasil, que no momento ocupa a presidência dos Brics, conheceram em detalhes as iniciativas sobre saúde em desenvolvimento pelos países-membros, apresentaram suas estruturas, projetos e necessidades e identificaram oportunidades concretas de cooperação entre eles. A reunião, que ocorreu de maneira virtual, também discutiu aspectos estratégicos de suas atuações. Participaram representantes de Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.
Na reunião a Fiocruz apresentou o Centro de P&D de Vacinas e a Rede de Pesquisa em Saúde Pública e Sistemas de Saúde - Foto: Alex Silva/Fiocruz
Foram apresentadas duas iniciativas de saúde dos Brics coordenadas pela Fiocruz: o Centro de P&D de Vacinas e a Rede de Pesquisa em Saúde Pública e Sistemas de Saúde. O Centro de P&D de Vacinas foi apresentado pela coordenadora de Relações Institucionais do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Denise Lobo. A Rede de Pesquisa em Saúde Pública e Sistemas de Saúde foi apresentada pelas pesquisadoras Claudia Hoirisch, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), e Adelyne Mendes, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Outras iniciativas coordenadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluíram temas como a Rede de Pesquisa em TB, doenças socialmente determinadas, IA, governança de dados em sistemas de saúde, infraestrutura para cuidados especializados em regiões remotas e cooperação entre as agências regulatórias dos Brics.
Cada instituto de saúde pública compartilhou informações sobre perspectivas na agenda de saúde dos Brics, considerando sua história, missão, produtos e serviços, principais projetos em vigor e oportunidades de colaboração com outros institutos. A presidente em exercício e vice-presidente de Saúde Global e Relações Internacionais da Fiocruz, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, apresentou a Fundação. O assessor da Presidência da Fiocruz para Assuntos Internacionais e relator-geral da Conferência, João Miguel Estephanio, conduziu a reunião. Ao final do encontro foi apresentado o esboço do programa da Conferência.
A reunião foi conduzida pelo assessor da Presidência da Fiocruz para Assuntos Internacionais, João Miguel Estephanio (ao centro na foto) - Foto: Aisa/MS