Em Portugal, Fiocruz Avança Na Preparação Do Centro de Inovação Em Saúde Global

Por
Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)
Publicado em
Compartilhar:
X

Em missão oficial a Portugal, como parte da internacionalização da Fiocruz, o presidente da Fundação, Mario Moreira, reuniu-se esta semana com instituições parceiras na capital portuguesa. Dando continuidade aos compromissos firmados na 14ª Cimeira Brasil-Portugal, Moreira participou de uma reunião de trabalho (22/4) sobre os próximos passos para a criação do Centro de Inovação em Saúde Global, parceria estratégica com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e a Universidade NOVA de Lisboa. A aliança tem foco em áreas como capacitação, treinamento e pesquisa. Mario Moreira e representantes da Fiocruz seguem no país para dar continuidade a uma agenda intensa, que visa o fortalecimento da cooperação bilateral em saúde pública.

Missão em Portugal.

Reunião para debater as bases de criação do Centro ocorreu em Cascais, na região metropolitana da capital portuguesa (foto: Divulgação)

 

“As reuniões e compromissos que temos nestes dias em Portugal refletem a missão da Fiocruz de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias. Nossas parcerias são estratégicas em saúde pública e global, visando benefícios para as populações, e se dão no âmbito do fortalecimento da cooperação bilateral com instituições portuguesas”, ressalta o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

Para debater as bases para a criação do Centro, reuniram-se em Cascais, na região metropolitana da capital portuguesa, Mario Moreira; o coordenador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Medicina Intensiva do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Fernando Bozza; a diretora de Transformação e Parcerias Estratégicas da NOVA Medical School, Rute Dinis de Sousa; e o diretor-presidente do IBMP, Pedro Barbosa. Na ocasião, foram conversados pontos como governança e programas educacionais.

Além da reunião, o grupo também esteve na área cedida pela Câmara Municipal de Cascais a NOVA, onde funcionará o Centro. A diretora da NOVA Medical School, Helena Cristina De Matos Canhão, e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, acompanharam a visita.

“O Centro tem diversas missões, entre elas a de capacitação e formação de profissionais. Nesse contexto, já foi submetido um doutorado em inovação e liderança global, que é uma dupla diplomação Fiocruz-NOVA Medical School, e uma Cátedra da Unesco em Futuros da Educação em Saúde; além de ações de inovação e pesquisa com o IBMP”, adiantou Fernando Bozza.

Centro de Inovação em Saúde Global NOVA Fiocruz

Fruto de uma aliança estratégica, o Centro de Inovação em Saúde Global NOVA Fiocruz estabelece um ambiente de inovação focado na democratização do acesso a tecnologias em saúde e no fortalecimento dos sistemas de saúde pública. A parceria é desdobramento de um acordo assinado durante a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, realizada em fevereiro deste ano, em Brasília, e é parte dos compromissos firmados pelo Governo Federal na ocasião em áreas como saúde e inovação, em um contexto de cooperação histórica com Portugal.

Saúde Global

Em um momento de mudanças e instabilidade geopolíticas, o cenário da Saúde Global sofre influências. E, nesse contexto, a Fiocruz assume um papel importante de protagonismo, liderando pesquisas, cursos e iniciativas na área, visando soluções inovadoras para desafios cada vez mais complexos. No processo de internacionalização da Fundação, as ações voltadas para a Saúde Global, portanto, têm sido prioritárias.