Como parte da Agenda do Mês da Visibilidade Trans, o Comite Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz promove este mês a roda de conversa Ciências humanas: história e elementos da Ballroom. O encontro será realizado em 27/1, das 12h às 16h, no auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos, e será transmitido pelo canal da VideoSaúde no YouTube. O evento começa às 12h, com um mutirão de requalificação civil promovido pelo Carreiras Ballroom e pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).
A abertura será às 13h, e tem como mestre de cerimônia a educadora comunitária do INI e integrante do Comitê Pró-Equidade, Biancka Fernandes, com representantes da Presidência e Coordenação de Equidade, Diversidade e Políticas Afirmativas (Cedipa). Às 13h30, a primeira mesa debaterá o tema Atravecamento ballroom e a importância do desenvolvimento da educação e empregabilidade trans, com Legendary Vitória Jovem (Ballroom Rio TV), Princess Zuri Ewà (Carreiras Ballroom) e Fashion Daddy King LBM (House Of Labella Mafia), com mediação de Legendary Imperatriz Lua Brainer (Ballroom in Maré e Redes da Maré).
Às 14h30, a segunda mesa discutirá a Promoção e ampliação do conceito de saúde da população trans e terá como debatedores Star Overall Imperatriz Maghelli Cazul (Projeto Dam+ e House of Cazul), Marcelo 007 (Aquatrans) e Tom Grito 007 (Artista Cuir/Queer), mediados por Wallandra Convida (House of Cazul). O evento conta com apoio da Asfoc-SN.