Seminário discute álcool, drogas e saúde mental na Fiocruz Amazônia

Cartaz do evento
Por Fonte: Fiocruz Amazônia
Publicado en
Compartido:
X

Com a palestra “Nos interiores da Amazônia: leituras psicossociais”, da pesquisadora Maria Inês Gasparetto Higuchi, o curso de especialização em Saúde Mental Álcool e outras Drogas do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) - Fiocruz Amazônia abre os três dias do seminário “Múltiplos Olhares, Propostas Diversas”, que acontece de 23 a 25 de maio no Salão Canoas, na sede da instituição. Neste evento, 27 alunos que estarão concluindo a pós-graduação irão apresentar seus trabalhos de conclusão de curso.

Está é a quarta turma de especialização na área de saúde mental oferecida no ILMD/Fiocruz Amazônia. Nas duas primeiras turmas, com o título de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, o curso esteve sob a coordenação de Paulo Amarante, pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), um dos grandes idealizadores da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Já as últimas duas turmas estiveram sob a coordenação do pesquisador do ILMD, Maximiliano Ponte. Todas as edições foram realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), e estiveram voltadas para a qualificação dos profissionais que atuam da rede pública de atenção psicossocial do Estado.

Conforme Maximiliano, o seminário será uma mescla de atividades, em que a cada grupo de apresentações dos pós-graduandos haverá uma palestra de algum convidado, cujos temas abordados serão correlatos às questões da saúde mental.

O coordenador do curso explicou que os trabalhos finais de cada aluno, elaborados no formato de “projetos de intervenção” consistem em propostas para qualificar os serviços e ações de saúde mental nas quais os alunos já atuam enquanto trabalhadores da saúde mental, incorporando conceitos e experiências apreendidos ao longo do curso.

“É uma proposta de intervenção sobre a sua realidade de trabalho em que os alunos irão explicitar aos seus avaliadores a sua capacidade de, por um lado entender e articular os conceitos trabalhados ao longo do curso e, por outro lado, pensar estes conceitos como elementos para transformar sua própria realidade de trabalho”, explicou Maximiliano.

Quanto as palestras nos três dias, os temas abordados serão: “Saúde mental pela ótica da doutrina espírita”, apresentada pelo psiquiatra Luiz Henrique Novaes da Silva; “Prevalência de episódio de depressão maior em áreas de abrangência da estratégia saúde da família em dois municípios do Amazonas”, pela professora Ednilza Ribeiro dos Santos; “Narrativas de suicídio de familiares de idosos que morreram por suicídio em Manaus”, apresentado pelo psicólogo  André Luiz Sales da Costa; “História da política de saúde mental no Amazonas”, pela psicóloga Raquel Navarro; e “Depressão pós-parto: uma abordagem antropológica”, pela pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia, antropóloga Raquel Dias-Scopel. O seminário será aberto ao público externo. O evento é aberto ao público.

Confira a programação completa.