Livro de pesquisador da Fiocruz vence prêmio da Latin American Studies Association

Por
Fonte: COC/Fiocruz
Publicado em
Compartilhar:
X

Medicine and public health in Latin America: a history (Medicina e saúde pública na América Latina: uma história) – obra dos historiadores Marcos Cueto, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Steven Palmer, da Universidade de Windsor (Canadá) - acaba de ganhar o prêmio de melhor livro da Latin American Studies Association (Lasa) na seção de Saúde, Ciência e Tecnologia.

Cueto, que também é editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, e Palmer receberão o prêmio no 34º Congresso da Lasa, em Nova York, em 29 e 30 de maio.

O comitê do prêmio observou que o livro é um marco significativo para o campo por oferecer a primeira pesquisa histórica compreensível da medicina e da saúde pública na América Latina desde os tempos pré-Colombianos.

A obra aborda desde o contato entre a medicina indígena, a afro-americana e a europeia no período colonial, do início do século 16 ao começo do século 19, à agenda neoliberal que ditou as regras na década de 1980, com uma ideia altamente restritiva da saúde em termos de custo-eficácia.

Leia mais no blog da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos.