Encontro debate uso de produtos naturais para combater doenças negligenciadas

Por Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)
Publicado en
Compartido:
X

Buscar produtos naturais ativos sobre doenças negligenciadas como Chagas, leishmaniose e malária. Este é o objetivo da rede internacional de pesquisadores ResNet NPND (Research Network Natural Products against Neglected Diseases). Desde terça-feira (25/11), o grupo se reúne no Rio de Janeiro em um evento aberto ao público: o 2º Workshop ResNet NPND, no qual são apresentados resultados de estudos e debatidos caminhos para avançar nas pesquisas. Integrante da rede, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é um dos anfitriões do encontro e vai receber o workshop nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/11), no Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva, no campus de Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – RJ). Nos dois primeiros dias, o evento ocorreu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre os temas que serão abordados na quinta-feira, entre 9h e 12h, estão o papel de produtos naturais como estruturas líderes para a síntese de medicamentos e o estudo de parasitos protozoários, incluindo aspectos da fisiologia, bioquímica e alvos moleculares. Já na sexta-feira (28/11), o coordenador europeu da ResNet NPND, Thomas Schmidt, apresentará um panorama do trabalho desenvolvido pela rede com a palestra Produtos naturais contra doenças negligenciadas: avanços recentes das pesquisas dentro da ResNet NPND. A apresentação será realizada no Centro de Estudos do IOC, às 10h.

A ResNet NPND foi fundada em 2011 durante um encontro realizado na Universidade de Münster, na Alemanha, como parte do ‘Ano da Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil/Alemanha’. Na ocasião, cerca de 30 cientistas do Brasil, Alemanha, Suíça, Espanha e Reino Unido participaram do evento. Atualmente, o grupo conta com 43 pesquisadores de 15 países. No 2º Workshop ResNet NPND, além de cientistas do Brasil e da Alemanha, também participam como palestrantes pesquisadores dos Estados Unidos, Colômbia, Cuba, Sudão e Nigéria.

Mais informações pelo telefone (21) 2598-4220.