Teve início na segunda-feira (22/9) o curso Introduction to the Principles and Practice of Clinical Research (Introdução aos Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica), organizado e realizado pela Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) e o National Institutes of Health (NIH). O curso conta com a participação de integrantes de grupos de pesquisa clínica de todas as unidades da Fiocruz credenciadas na RFPC; profissionais de unidades de pesquisa clínica dos hospitais membros da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) e outras instituições de saúde, incluindo pesquisadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A abertura do encontro contou com a participação do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), Paulo Buss, que relembrou a visita do líder do Projeto Genoma, Francis Collins, à Fiocruz em maio deste ano. “Na ocasião, Collins tocou em questões muito importantes referentes aos desafios no campo da saúde global”, destacou Buss. “Após sua visita tivemos o surgimento da epidemia do Ebola, mostrando como estavam acertadas as palavras de Collins quando disse que precisávamos trabalhar em parceria no enfrentamento das doenças emergentes”, completou.
O vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referências da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, destacou que a pesquisa clínica, tema do encontro, deve ser estimulada. “Ela é um ponto transversal para a tradução do conhecimento para o benefício populacional”, afirmou.
O diretor do NIH, John Gallin, reforçou a importância da troca estimulada pelo curso: “O Brasil tem muitos destaques na área. Queremos aprender muito com vocês”, apontou. O curso Introdução aos Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica faz parte da semana de Pesquisa Clínica na Fiocruz. O encontro continua até o dia 26 de setembro, no auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos.