CIP Participa de Encontro Internacional Sobre Integridade Em Pesquisa

Por
Isabelle Resende | VPPCB
Publicado em
Compartilhar:
X

A Comissão de Integridade em Pesquisa (CIP) vinculada à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participou da sétima edição do “Brazilian Meeting on Research Integrity, Science, and Publication Ethics (VII BRISPE)”. Com o tema "Integridade em Pesquisa e Inteligência Artificial Generativa: Navegando por Novas Formas de Fazer e Comunicar Ciência", o evento internacional, foi realizado na COPPE-UFRJ, no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 6 de dezembro de 2024.

A coordenadora da CIP, Carmen Penido, participou da organização do evento, que contou com cerca de 250 pessoas, entre elas os membros da comissão Clarissa Menezes Maya-Monteiro, Dayvison Freitas, Ivanete Milagres Presot, Renata Almeida de Souza, Samuel Goldenberg, Simone Auxiliadora Borges Oliveira, Tatiana Maron Gutierrez e Ximena Illarramendi, que participaram dos debates em torno dos desafios do uso da inteligência artificial generativa na produção do conhecimento científico. A cerimônia de abertura do encontro contou com presença da coordenadora acadêmica da Vice-presidência de Educação Informação e Comunicação da Fiocruz, Mariana Souza, e da presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, além de representantes da UFRJ e da COPPE. O encontro contou ainda com a participação do presidente fundador da "World Conferences on Research Integrity" (WCRI), Lex Bouter, Professor Emérito de Metodologia e Integridade na Vrije Universiteit Amsterdam. Entre os palestrantes, também marcaram Jésus Mena-Chalco (Universidade Federal do ABC) e Mario Malički (Stanford University).

Claude Pirmez, vice-presidente de pesquisa e laboratórios de referência da Fiocruz à época da constituição da CIP (2012) , mediou o painel que discutiu questões relacionadas ao uso de IA generativa na originalidade, plágio e transparência na comunicação científica, com Chinasa Okolo (The Brookings Institution), Elizabeth Heitman (University of Texas Southwestern), Renee V. Hoch (PLOS) e João Pildervasser (Springer-Nature). 

Pela primeira vez, o BRISPE contou com uma sessão do Doctoral Forum, que auxilia doutorandos a desenvolver seus projetos de tese na área de ética e integridade em pesquisa científica por meio da discussão com os membros do comitê de avaliação. O Fórum foi realizado em 4 de dezembro, como parte das atividades pré-conferência. Entre os doutorandos inscritos, Cíntia Lanzarini, do Programa de Pós-graduação em Pesquisa Translacional de Fármacos e Medicamentos (PGPTFM, Farmanguinhos) recebeu o prêmio de excelência.

Para Carmen, é fundamental que a Fiocruz participe ativamente dessas discussões, que contribuem para tomadas de decisão e elaboração de políticas institucionais frente ao uso de inteligência artificial generativa nas práticas de pesquisa e comunicação científica. A participação ativa da CIP no debate em integridade em pesquisa no âmbito nacional e internacional coloca a instituição como referência na promoção de práticas responsáveis em pesquisa que fortalecem a confiança pública na ciência.

A próxima edição do BRISPE ocorrerá em 2026.