Foto: Giusepe Bandeira
O Cine Saúde Indígena Fiocruz esteve inserido na programação do Seminário “Avanços e desafios da Saúde Indígena no Brasil: Contribuições dos projetos da parceria Fiocruz/Sesai”, realizado de 28 a 30 de novembro de 2023, na Tenda da Cultura instalada ao lado Museu da Vida, na Fiocruz Manguinhos/RJ.
O Cine Saúde Indígena Fiocruz teve por objetivo promover, divulgar e difundir as produções audiovisuais realizadas nos 20 projetos apoiados pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) no âmbito da parceria com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS), a fim de fomentar a reflexão e a sensibilização sobre os modos de vida, a saúde e a luta dos povos indígenas no Brasil.
As produções, seis documentários e 19 curtas-metragens, que em sua maioria foram realizadas por indígenas tendo como tema principal a saúde, anunciam os modos de viver, de ser e (re)existir nos territórios indígenas do Brasil, ao mesmo tempo que denunciam e revelam os desafios e os enfrentamentos destas populações no território brasileiro.
Na Tenda Cultural também foram realizados debates com cineastas e pesquisadores indígenas, pesquisadores da Fiocruz e participantes presentes no seminário. O coletivo de juventude Xukuru do Ororuba, Poyá Limolaygo, participaram de um dos debates e contaram um pouco da experiência na produção cinematográfica e do vídeo em homenagem a Amâncio Ikon Munduruku, fruto do projeto coordenado pelo pesquisador Marcelo Firpo.
Foto: Micaele Xucuru
Saiba mais sobre as produções exibidas no evento.