Laboratórios

 

A Plataforma Bi Institucional de Pesquisa em Medicina Translacional possui uma área física organizada em uma área NBI (laboratório com nível de biossegurança I) intitulada de Laboratório Principal e outra NBII (laboratório com nível de biossegurança II) composta por duas salas, sendo elas o Laboratório de Citometria de Fluxo e o Laboratório de Cultura Celular. 

Laboratório Principal

O Laboratório Principal possui vários equipamentos para a realização de técnicas imunológicas e de biologia molecular. Algumas das atividades realizadas no laboratório são ensaios colorimétricos; imunohistoquímica; imunofluorescência; western blot; extração de RNA e DNA; PCR em tempo real; genotipagem de animais transgênicos; isolamento celular e citometria de fluxo;

Laboratório de Citometria de Fluxo 

O laboratório de Citometria de Fluxo possui quatro equipamentos que realizam análises multiparamétricas de amostras biológicas (células animais, humanas e patógenos) em diferentes tecidos; ensaios de CBA, caracterização de microvesículas e sorting celular. O laboratório conta com apoio técnico para treinamentos dos usuários, auxílio na aquisição de amostras e na confecção e padronização dos painéis cito fluorimétricos.

Laboratório de Cultura celular

O Laboratório de Cultura Celular tem duas aplicações, o cultivo de parasitos e cultivo de células, processamento de amostras biológicas infecciosas e expansão de algumas espécies de microorganismos.