Ciência e design para redução da mortalidade infantil

Por Fonte: Icict/Fiocruz
Publicado en
Compartido:
X

Imagine que você tenha recursos limitados e só possa investir em iniciativas para a redução da mortalidade neonatal em apenas uma maternidade de seu estado ou região. Qual maternidade seria priorizada? Este problema, comum a muitos gestores brasileiros, pode demandar diversas consultas, análises e tabulações de diferentes bases de dados e sistemas de informação, e dificilmente seriam conduzidas da mesma forma por pessoas diferentes.

O projeto BASIS (Breastfeeding Information and Surveillance), financiado pela B&MGF, CNPq, DECIT e MS, traz uma proposta inovadora ao prover uma plataforma multiusuário dedicada a mapear a dinâmica das taxas de mortalidade neonatal nas maternidades brasileiras, apoiando a identificação de oportunidades para a redução dessas taxas e para a tomada de decisões, podendo servir de base para pesquisas acadêmicas e gerenciais.

A equipe de pesquisa, coordenada pelo prof. Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), empregou o estado da arte da ciência de dados e da epidemiologia para combinar, em um único local, informações e dados de cada maternidade brasileira sobre nascimentos, mortes, infraestrutura, financiamento, e políticas públicas implementadas nas mesmas.

O uso do design permite que o usuário navegue pela informação em diferentes níveis, transformando o que já existia em algo acessível, interessante e simples, mas que ao mesmo tempo pode apoiar o processo de tomada de decisão de gestores municipais, estaduais e federais. São mais de 20 visualizações, contadas em 6 histórias que podem ser exploradas a fundo em uma única ferramenta que compara as mais de 3800 maternidades brasileiras que realizam mais de 100 partos por ano.

 A  aplicação será apresentada no webinário Ciência e design para redução da mortalidade infantil: a maternidade como ponto de transformação, onde serão apresentados os resultados do projeto de pesquisa, as propostas de design aplicadas  ao projeto, o lançamento do site Por detrás dos Pontos, e uma amplo debate com um painel de especialistas  sobre as interações entre a ciência e design para a proposta de soluções à problemas de saúde pública.

O evento ocorrerá no dia 29 de setembro de 2021, às 14h30 horas, sendo transmitido pelo canal do YouTube  da VídeoSaúde distribuidora da Fiocruz. Não são necessárias inscrições prévias.