A animação é fruto da pesquisa “Diretriz clínica para o manejo da dor em recém-nascido de risco”, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e, também, uma iniciativa da Disseminação Científica do PMA/Fiocruz, com a produção do Criar Brasil.
A produção conta a narrativa de um recém-nascido prematuro internado em uma UTI Neonatal e por ela apresenta as principais medidas para os cuidados a serem realizados durante os procedimentos dolorosos. A iniciativa da equipe de pesquisa em disseminar a Diretriz Clínica nessa perspectiva envolve os objetivos de sensibilizar e promover a educação permanente de profissionais de saúde e gestores de uma forma suave e calorosa, contudo, muito potente. A adoção de protocolos para o manejo adequado da dor envolve práticas simples, não farmacológicas e de fácil realização pelos profissionais e familiares do recém-nascido. E os benefícios para o desenvolvimento e recuperação são comprovados pelas evidências científicas.
A pesquisa foi coordenada pelas pesquisadoras Maria de Fátima Junqueira-Marinho e
Pércide Verônica da S. Cunha (IFF/Fiocruz) e financiada pelo Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, que objetiva fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que possam contribuir para a melhoria dos serviços ofertados à população.
Além dos artigos acadêmicos, os resultados das pesquisa estão publicados em outras produções de disseminação científica (WebTV https://youtu.be/A4JL8GuU3Ik e Sinopse de pesquisa https://fiocruz.br/sites/fiocruz.br/files/documentos/sinopse_manejo_da_… ).
Para conhecer outras produções de disseminação do PMA, acesse o link: https://fiocruz.br/politicas-publicas-e-modelos-de-atencao-saude