Fiocruz Internacional – Edição 29, Novembro | Dezembro de 2020

Governo do Rio e Fiocruz assinam escritura para maior fábrica de vacinas da AL

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), assinou com o Governo do Estado do Rio de Janeiro a escritura definitiva do terreno onde está sendo construído o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs), no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. O empreendimento será o maior centro de produção de produtos biológicos da América Latina e um dos mais modernos do mundo. Desta forma, a Fiocruz poderá aumentar em até quatro vezes a capacidade de produção de vacinas e biofármacos para atender prioritariamente às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacidade de produção está estimada em 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos/ano e poderá ser ampliada dependendo do regime de operação a ser adotado.

Fiocruz recebe Prêmio René Favaloro, do governo argentino

A Fiocruz tornou-se a primeira instituição a receber o prêmio Distinção René Favaloro à Trajetória 2020, que habitualmente é dedicado a personalidades que trabalham pelo desenvolvimento e bem-estar social, a dignidade humana e o compromisso com o conhecimento científico, a cultura, a educação e a saúde pública nos seus espaços de atuação. Em cerimônia realizada no campus da Fundação, o prêmio foi entregue à presidente da Fiocruz pelo embaixador da República Argentina no Brasil, Daniel Scioli, como reconhecimento “ao permanente e inestimável trabalho científico em prol da saúde pública ao longo de toda a sua história”.

Estudo mostra que indígenas da Amazônia têm saúde afetada por mercúrio

No médio Rio Tapajós, nos municípios de Itaituba e Trairão, no Pará, o povo indígena munduruku está sofrendo com o impacto do mercúrio usado largamente em atividade de garimpo. Um estudo realizado pela Fiocruz em parceria com o WWF-Brasil indica que todos os participantes da pesquisa estão afetados por este contaminante. De cada 10 participantes, 6 apresentaram níveis de mercúrio acima de limites seguros: cerca de 57,9% dos participantes apresentaram níveis de mercúrio acima do limite máximo de segurança estabelecido.

Novo kit para diagnóstico de meningites diminui custos
O kit, que pretende diminuir os custos em até 80% em relação aos disponíveis atualmente, teve seu depósito de patente aprovado em fevereiro de 2018 no Brasil e em setembro de 2020 em toda a Comunidade Europeia, na China, Estados Unidos e Canadá.
Papa Francisco envia mensagem de apoio a Fiocruz e seus profissionais
"Neste momento em que o Brasil, juntamente com o resto do mundo, enfrenta a pandemia da Covid-19 se faz ainda mais significativa a missão desta instituição", afirmou o papa em resposta a um convite para que enviasse uma mensagem na ocasião do seminário Fratelli tutti: A mensagem social global do Papa Francisco.
Pesquisador da Fiocruz recebe prêmio da OMS por ações de redução da mortalidade infantil
Coordenador da rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida recebeu o Prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública de 2020, em uma cerimônia realizada durante a Sessão Plenária da Retomada da 73ª Assembleia Mundial da Saúde.
Fiocruz é escolhida para presidir a Alasag
A escolha foi feita durante o 6º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Saúde Global. A Fiocruz foi a anfitriã do encontro, que teve como tema central Desenvolvimento Sustentável e Saúde Global: Os Desafios da Desigualdade na Região.
Fiocruz participa de Fórum Brasil África
Com a intenção de estreitar as relações Brasil e África, o Fórum reuniu virtualmente autoridades e especialistas para discutir o mundo pós-pandemia. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou da plenária sobre Saúde Global.
Pesquisadora recebe prêmio Newton Advanced Fellowship 2020
A pesquisadora da Fiocruz Bahia e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia, Clarissa Gurgel, foi contemplada com o Newton Advanced Fellowship 2020, promovido pela Academy of Medical Sciences juntamente com a Royal Society e a British Academy, do Reino Unido.
Estudo lista cientistas mais influentes do mundo e 31 são da Fiocruz
O Journal Plos Biology publicou o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. O ranking elenca os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo os bancos de dados utilizados até 2019.
Presidente e pesquisadora da Fiocruz são eleitas para a Academia Brasileira de Ciências
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, foi eleita membro titular na categoria Ciências Sociais. E a pesquisadora Milena Botelho Pereira Soares, da Fiocruz Bahia, foi eleita membro titular na categoria Ciências Biomédicas.