Fiocruz Internacional – Edição 12, Fevereiro de 2018

Opas premia Fiocruz por projeto contra Malária na Amazônia

Projeto do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) transformou realidade de comunidades ribeirinhas no Amazonas. No início dos anos 2000, o Parque do Jaú era o o maior foco não indígena de malária na bacia do rio Negro. Em 2013, quatro anos após o início de ações de diagnóstico, tratamento e vigilância, já não eram mais registrados casos de transmissão local. Iniciativa recebe prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Reportagem: Entre o pulmão verde e a fumaça das queimadas

Reportagem de Graça Portela discute como queimadas afetam saúde. Segundo pesquisadores da Fundação, poluição do ar está associada a diversos males, como inflamação das vias aéreas, inflamação sistêmica e neuroinflamação, disfunção endotelial, coagulação, aterosclerose, alteração do sistema nervoso autônomo e danos de DNA, entre outros.

Acordo internacional promove conservação de patrimônio histórico nas Américas
Memorando de entendimento assinado com organização sem fins lucrativos Apoyonline prevê parcerias na conservação preventiva de acervos culturais, científicos e de saúde.
Projeto com participação da Fiocruz Minas recebe prêmio Les Étoiles de l’Europe
Premiação concedida pelo Ministério da Educação Superior, Pesquisa e Inovação da França é destinada às melhores iniciativas desenvolvidos por pesquisadores da Europa em parceria com estudiosos de países em desenvolvimento. O projeto, denominado "A-ParaDDise — Anti-Parasitic Drug Discovery in Epigenetics", foi premiado na categoria Menção de Ciência Aberta, concorrendo com mais de 50 iniciativas.
Lançado curso gratuito sobre chikungunya em inglês e espanhol
A Fiocruz lança mais uma importante iniciativa para enfrentamento das arboviroses: o curso manejo clínico de chikungunya em inglês e espanhol. Aberto e gratuito, o curso está disponível na plataforma do Campus Virtual de Saúde Pública da Opas.
Fundação integra consórcio internacional para produção de remédio contra esquistossomose
Parceria público-privada de Farmanguinhos com fundos e instituições internacionais almeja obter registro de nova formulação de comprimidos do Praziquantel para tratar a esquistossomose em crianças da África subsaariana com idade pré-escolar.
OMS renova título de referência regional do IOC para rubéola e sarampo
Experiência do IOC é reconhecida pela OMS desde 1995. Após uma série de avaliações, o Laboratório teve o título renovado pela entidade em 2017.