Confira página especial na Plataforma VideoSaúde da Fiocruz sobre o tema:
Clique na imagem para acessar.
Amazônia sem garimpo
Na animação Amazônia sem garimpo, os impactos do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia são o destaque da trama. Foi realizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A animação conta com narração em duas línguas indígenas - Yanomami e Munduruku, além do português. As narrações foram feitas pelas próprias populações indígenas e o roteiro desenvolvido coletivamente entre produtores audiovisuais, pesquisadores e os povos retratados.
O índio cor de rosa contra a fera invisível
O documentário O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels (2019), de Tiago Carvalho, conquistou três prêmios no renomado Festival Biarritz Amérique Latine: o de melhor documentário escolhido pelo público, uma menção honrosa do júri e o prêmio do Instituto de Altos Estudos Latino-americanos de Paris. Além disso, foi eleito melhor filme da mostra competitiva ibero-americana do Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, o Fidba.
Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento
Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento é fruto de um diálogo entre intelectuais indígenas de vários povos de diversas regiões do país e pesquisadores do campo da saúde dos povos indígenas, ligados à Ensp/Fiocruz. A iniciativa busca dar visibilidade ao conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores indígenas, envolvê-los nos eventos tecnocientíficos, estimular trabalhos conjuntos e a circulação dos debates.