Entrevista: Recertificação mantém qualidade internacional aos ambulatórios e laboratórios da ENSP

Publicado em
Compartilhar:
X

A acreditação é uma avaliação externa que tem como objetivo criar e manter uma cultura de segurança na instituição e de qualidade no atendimento. Liderança colaborativa e aperfeiçoamento contínuo dos processos, que incluem a escuta dos pacientes e seus familiares; são critérios fundamentais para a certificação. A acreditação é baseada em padrões aplicáveis, predeterminados e publicados. A exigência desse processo nas unidades com perfis assistenciais da Fiocruz surgiu a partir da demanda da antiga Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente, tendo continuidade com a atual Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde, conduzida pelo pesquisador Valcler Rangel.

Em 2011 o Cesteh e o Centro de Saúde receberam o certificado de qualidade internacional, concedido pela organização de acreditação com maior experiência no mundo em avaliação de serviços, a Joint Commission International (JCI) e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). A acreditação pode ou não ser renovada a cada três anos, e para isso é preciso atender todos os padrões exigidos para manter o certificado de qualidade. Os ambulatórios e laboratórios do Cesteh passam atualmente por essa fase. Nos dias 10 e 11 de novembro representantes da JCI e do CBA visitam o Cesteh para conceder novamente o certificado de qualidade internacional de acreditação. No Centro de Saúde a recertificação ocorrerá entre os dias 30 e 31 de março do próximo ano.

A ENSP TV recebeu os chefes do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Emilia Correa e Antonio Sergio Fonseca, respectivamente, para falar sobre o processo de renovação da acreditação dos ambulatórios e laboratórios dos Centros. Na entrevista eles ressaltaram a importância da integração entre os Centros para a garantia do processo de acreditação. Confira o vídeo!

Canal do vídeo
Ensp Fiocruz