Castelo: Patrimônio da ciência

Conheça o interior do castelo Fiocruz em um passeio virtual pelo edifício centenário, candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Créditos

Construído entre 1905 e 1918, o Castelo da Fiocruz é um símbolo da ciência e da saúde nacionais. O “Palácio das Ciências”, imaginado por Oswaldo Cruz para ser a sede da instituição que receberia seu nome, foi criado à imagem do Instituto Pasteur, de Paris, reunindo a produção de vacinas e remédios, a pesquisa científica e demais atividades ligadas à saúde pública.

Localizado às margens da Avenida Brasil, a construção também é conhecida como Pavilhão Mourisco ou Castelo Mourisco, por sua arquitetura em estilo neomourisco, adornada pela beleza dos azulejos portugueses e mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. O castelo foi projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981.

Hoje o edifício, que mantém funções administrativas, está aberto à visita da população e abriga salas de exposição e a Biblioteca de Obras Raras, integrando o circuito de visitação oferecido pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Nesta área do Portal Fiocruz, é possível realizar um passeio virtual pelas instalações do castelo e ter acesso a diversos conteúdos relacionados à edificação histórica.

Visite o Castelo Fiocruz e o Museu da Vida

O roteiro de visitação ao campus da Fiocruz, promovido pelo Museu da Vida (COC/Fiocruz), é gratuito e inclui a visitação ao Castelo Mourisco, onde o visitante pode conhecer mais sobre a história da Fundação e da própria ciência brasileira. Além do Castelo, o roteiro passa por outras construções históricas, pelo Parque da Ciência e pelas exposições temporárias do próprio Museu, entre outras atrações.

Confira mais informações no Guia de Serviços da Fundação.

Livro de visitas

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.