Mulheres e meninas na ciência - Vídeos

Add new comment

Plain text

  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Allowed HTML tags: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd><p><b><i>
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Exibindo 1 - 20 de 61

Instituído desde 2019, o Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência está presente em todo Brasil fomentando o debate sobre gênero, através de seus três eixos.

Conheça mais sobre o Programa e acesse nossa página: fiocruz.br/mulheres-e-meninas-na-ciencia

Realizada nos dias 17 e 18 de agosto, a oficina do Grupo de Trabalho "Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz" gerou como produto dois vídeos.

Realizada nos dias 17 e 18 de agosto, a oficina do Grupo de Trabalho "Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz" gerou como produto dois vídeos.

A premiação é destinada a trabalhos desenvolvidos por participantes do gênero feminino. Para participar, basta juntar um time de professoras e alunas que gostem de ciência, caprichar no projeto e fazer a inscrição normalmente na Olimpíada.

arte mulheres na ciência

Vídeo da Cogepe pelo Dia Internacional das Mulheres - 2022
 

arte mulheres na ciência

Mulheres em ação na pandemia: Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2022.

arte mulheres na ciência

Evento promovido pelo IFF/Fiocruz contou com a participação do Grupo Motirõ, Winnie Samanú Lopes, Vania Matos Fonseca, Ivia Maksud, Corina Mendes, Marcos Nascimento e Tom Meireles.

Personagem deste episódio Núbia Boechat Andrade começou sua carreira na Fiocruz em 1986 como tecnologista. Trabalhou no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

Personagem deste episódio, a farmacêutica Marilda de Souza Gonçalves começou seu trabalho no Instituto Gonçalo Muniz (Fiocruz Bahia) em 1996, onde permanece até hoje. Nesse período, destacou-se na coordenação da Comissão Geral de Biossegurança, entre 1997 e 2004.

Cecília Minayo ingressou na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) em 1989, onde permanece atualmente. Em sua trajetória, destaca-se a criação do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves) da Ensp.

Este episódio apresenta a trajetória da pesquisadora Alzira Maria de Paiva Almeida, que ingressou no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) em 1966.

A médica Keila Marzochi é a personagem deste episódio da série 'Mulheres na Fiocruz: Trajetórias'. Sua carreira na instituição, iniciada em 1986, destacam-se seus dois mandatos como diretora do Hospital Evandro Chagas, atual Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

A médica Tizuko Shiraiwa, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), é a personagem deste episódio da série 'Mulheres na Fiocruz: Trajetórias'. Ingressou na Fiocruz em 1975 e se aposentou em 1998.

Personagem deste episódio da série 'Mulheres na Fiocruz: Trajetórias', Rachel Niskier Sanchez ingressou na Fiocruz em 1994 como médica pediatra do Ambulatório de Adolescentes do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

A Escola Nacional de Saúde Publica Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) homenageia todas as mulheres que lutam pelo o que acreditam, cuja força faz o mundo girar!

Sala de Convidados – Mulheres e Meninas na Ciência: Esta edição do Sala de Convidados faz da programação especial do Canal Saúde em comemoração ao
do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Boletim Ciência aproxima a ciência do público. Nesta edição, a convidada é a astrofísica, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vencedora do Prêmio Prêmio L'Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência na categoria Ciências Físicas, Rita de Cassia dos Anjos.

Boletim Ciência aproxima a ciência do público. Nesta edição, a convidada é
a professora do Departamento de Física da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e pesquisadora premiada internacionalmente em 2020, a Dra. Marcelle Soares-Santos.

Narrando suas próprias histórias, as pesquisadoras Ana Kohn, Ottilia Mitidieri, Dyrce Lacombe, Monika Barth, Delir Correa Gomes e Luiza Krau (in memorian) mostram como se destacaram por seu pioneirismo nas atividades de ensino e pesquisa na Fiocruz entre as décadas de 1940 e 1980 e como abriram c