A partir dos desastres ambientais e grandes tragédias que aconteceram no Brasil nos últimos 35 anos, pesquisadores e professores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) decidiram definir como tema da aula inaugural do ensino O modelo de desenvolvimento brasileiro e a produção de desastres. A perspectiva da informação e comunicação, a ser realizada no dia 19/03, terça-feira, às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, da Fiocruz.
A aula inaugural, que envolve a pós-graduação lato e stricto sensu do Instituto, terá como palestrante o economista e sociólogo da UFRJ, Carlos Vainer, que lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza, onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Sócio-Ambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual.
Para debater com ele, a pesquisadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS), do Departamento de Geografia, da UnB, Eliane Lima e Silva, que também é consultora técnica para área de Saúde e Ambiente com ênfase em emergência em saúde pública. Além dela, o professor da Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, Valdir de Castro Oliveira, que foi coordenador do Programa de Extensão de Mídias Comunitárias do Departamento de Comunicação Social da UFMG e, durante 10 anos, foi o editor do programa Rádio InterFM, de Brumadinho (Minas Gerais).
O evento, com entrada franca, acontece durante a semana de abertura do ano letivo do Ensino, que vai de 18/03 a 22/03/2019. A Semana terá diversas atividades dentro e fora do Icict, voltada aos alunos. A programação poderá ser acessada no site do Icict.
Para participar da palesta no dia 19/03, as pessoas devem se inscrever no site Eventos Icict. Haverá tradução em Libras e transmissão online pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora.
A Biblioteca de Manguinhos fica na Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).